Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Inadimplência escolar atinge 11,85% no Ceará

Um dos principais gastos de muitas famílias no início do ano, os custos com educação começam a preocupar antes mesmo da chegada de janeiro. Além do alto investimento em material escolar, pais e responsáveis se preparam também para as matrículas e renovações de seus dependentes, que demandam boa parte do orçamento e também têm envolvido cada vez mais negociação com as instituições.

E é esta a principal orientação do Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE), que abrange instituições de ensino privadas. Para o presidente, Airton de Almeida Oliveira, os estabelecimentos devem estudar e analisar a melhor forma para o aluno permanecer estudando no mesmo local de ensino. De acordo com ele, conforme a última compilação de dados do setor, a taxa de inadimplência nas escolas do Estado - considerando 30 dias após o vencimento do débito - gira em torno de 11,85%.
"Nós estamos vivenciando um cenário econômico muito difícil, tanto para as escolas como para as famílias", destaca o presidente do Sinepe-CE, avaliando que a mudança de escola é uma desvantagem para os estudantes e para os seus responsáveis. "Nós sempre aconselhamos as escolas a pensarem na renegociação dessas dívidas, porque muitas vezes esse aluno já está ali familiarizado com o colégio, tem seu grupo de amigos", diz Oliveira.
Ele ressalta que a inadimplência tem aumentado diante do cenário de crise em todos os setores da economia, mas que essa situação tem sido controlada nas escolas devido a essas ações de negociação. "As escolas estão sempre olhando a melhor forma de aquela família continuar com os dependentes estudando no mesmo local. Neste momento de dificuldade, tem que haver uma ajuda entre as duas partes (responsáveis e instituições de ensino)", frisa o presidente do Sinepe-CE.
Reajuste
Quanto ao reajuste que ocorre anualmente na mensalidade escolar, Airton explica que isso fica a cargo de cada instituição e que as escolas com maiores investimentos devem ter um reajuste consequentemente maior. Conforme o presidente do sindicato, mais de 70% das escolas normalmente ajustam a mensalidade no primeiro mês do ano.
"O que elas (escolas) têm repassado para o Sinepe-CE é que também têm estudado muito os índices, porque deve haver um esforço para que esses aumentos na mensalidade fiquem de acordo com a realidade do cenário atual que a economia está enfrentando", diz Airton.
Anuidade
Nos casos de pagamento das mensalidades escolares reunindo as 13 mensalidades em uma só parcela, algumas escolas podem conceder descontos, que também variam de acordo com a instituição e dependem ainda de outros fatores, entre eles, a negociação, além dos investimentos realizados pelo estabelecimento, conforme Oliveira, que completa que o reajuste pode ser pactuado com os pais. "As escolas têm procurado sempre atender e flexibilizar o atendimento de cada família", arremata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário