Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Vacinação de cães e gatos contra raiva começa no próximo sábado (12)

Tem início no próximo sábado (12), a partir das 10h, a mobilização para a vacinação de cães e gatos na cidade de Fortaleza. O lançamento da campanha será no Posto de Saúde Paulo Marcelo, na rua 25 de Março, 607, Centro.
O objetivo para este ano é imunizar 80% dos 203.742 cães da capital. Em todo o Ceará, a ação já acontece em 129 dos 184 municípios, com 40 deles já alcançando a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde, e cerca de 1.244.747 animais devem ser vacinados.
A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e a transmitam para seres humanos. Os donos devem levar seus bichinhos a partir dos três meses de vida, inclusive fêmeas prenhas, e, excetuando os animais doentes, não há contraindicações.
A raiva
A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. A taxa de letalidade entre indivíduos é próxima de 100%. 
Em média, ocorrem 30 mil agressões de animais a humanos por ano, sendo 2,5 mil por mês. A melhor maneira de evitar ser infectado, neste sentido, ainda é a prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário