Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Aluno da Unifor cria app que mapeia tomadas

O aluno do curso Audiovisual e Novas Mídias da Universidade de Fortaleza (Unifor), Gleison Oliveira, criou o aplicativo Tomada Coletiva, que tem como proposta compartilhar a forma mais simples de localizar uma tomada de energia elétrica e recarregar o seu dispositivo mobile. A necessidade de criar a ferramenta, segundo ele, surgiu no próprio campus da instituição de ensino. "Usamos constantemente vários tipos de dispositivo, como câmeras, computadores, celulares e outros equipamentos móveis para produzir conteúdo audiovisual. 

Devido à distância de um bloco ou sala, imaginava se a tomada do local estaria funcionando ou se alguém estava utilizando ou ainda se existia uma tomada mais próxima", afirmou Gleison Oliveira.
Apesar de nunca ter feito um curso de programação, Gleison foi o responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e conta que aprendeu muita coisa na internet. "Existem métodos mais intuitivos para as pessoas aprenderem a programar. Aliás, acredito que programar deveria ser disciplina obrigatória. É divertido e cada vez mais você começa a ir mais fundo nas utilidades dos códigos", defende.
O aluno da Unifor diz que demorou cerca de cinco meses para criar o app Tomada Criativa. No entanto, destaca que a ferramenta está em desenvolvimento constante, já que sempre surgem novas implementações e recursos adicionais.
A ideia é disponibilizar o recurso de forma gratuita. "O app ainda está em fase de implantação. Estou analisando a possibilidade de iniciar os testes nas principais universidades de Fortaleza e também em locais públicos. Iniciei o processo de registro de marcas e patentes e, em seguida, seguirei para a implantação definitiva de testes na versão beta para as plataformas iOS, Android, Windows Phone, além de uma versão para a web".
Com o projeto do app, aliás, este ano, Gleison foi 4º lugar no concurso nacional App Challenge 2016, que premia estudantes universitários que criam aplicativos para ajudar a sociedade. "Recebi elogios nacionalmente de alguns profissionais através das redes sociais e convites para apresentar a ideia em empresas do ramo tecnológico".
Quando se graduar em Audiovisual, o plano do aluno, que também é especialista em tecnologia da informação e comunicação, é unir as duas profissões. "Quero projetar a minha startup com incentivo de programas e projetos nacionais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário