Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Reeleito, Roberto Cláudio prega união

O médico Roberto Cláudio (PDT) continuará no comando da Prefeitura de Fortaleza, a partir de 1º de janeiro de 2017, por mais quatro anos. Ele foi reeleito, ontem, com 678.847 votos (53,57%) contra 588.451 (46,43%) sufrágios recebidos por Capitão Wagner (PR), no segundo turno da disputa municipal na capital cearense. Roberto Cláudio também foi eleito em segundo turno no pleito de outubro de 2012, para um mandato que termina, oficialmente, no dia 31 de dezembro deste ano.

Ele é o terceiro prefeito a ser reeleito em Fortaleza desde quando tal sistema foi instituído no País. O primeiro prefeito reeleito foi Juraci Magalhães (PMDB), já falecido. Depois foi Luizianne Lins (PT), hoje deputada federal. A diferença de votos dele para Wagner foi de 90.396, dentro da margem de erro apontada pelo Ibope na segunda pesquisa do segundo turno, conhecida no último sábado, contratada pela TV Verdes Mares.
Segundo o Ibope, Roberto Cláudio teria 52% da preferência do eleitorado contra 48% de Capitão Wagner. A margem de erro era de três pontos percentuais para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%, conforme foi registrado na Justiça Eleitoral.
No comitê de campanha, instalado no bairro Cocó, a festa de comemoração pelo resultado do pleito começou, oficialmente, perto das 18h20, quando um telão que mostrava a apuração dos votos em tempo real apontou que, com 95% das urnas apuradas, o pedetista tinha 53,82% dos sufrágios, contra 46,18% do adversário. Foi o suficiente para que centenas de pessoas, a maioria com roupas e bandeiras amarelas, bradassem em coro: "Eu sabia que ia ser assim!".
Apoiadores
O palco foi ficando cada vez mais cheio na medida em que chegavam vereadores eleitos ou que terminam mandato este ano, deputados federais, estaduais e secretários dos governos municipal e estadual. Prefeitos de outros municípios também estiveram presentes, a exemplo dos recém-eleitos Arnon Bezerra (PTB), gestor de Juazeiro do Norte a partir do ano que vem, e Ivo Gomes (PDT), vencedor da eleição em Sobral. Dirigentes de alguns dos 18 partidos que compõem a coligação de Roberto Cláudio, "Fortaleza só tem a ganhar", também fizeram questão de prestigiar o eleito, assim como o presidente estadual do PDT, André Figueiredo.
Depois de longa espera ao som dos jingles da campanha, a chegada do prefeito reeleito ao comitê foi anunciada - e ovacionada - pouco depois das 20h. Ele chegou acompanhado da esposa, Carol Bezerra, e das duas filhas, além do vice-prefeito eleito, Moroni Torgan (DEM), do governador Camilo Santana (PT), da vice-governadora Izolda Cela (PDT) e dos presidentes da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho, e da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque. O ex-governador Ciro Gomes completou o grupo. A ausência de Cid Gomes foi justificada por Roberto Cláudio no discurso à multidão. Segundo ele, Cid estaria concedendo entrevista a uma emissora de televisão.
Apesar de não estar presente, o ex-governador foi alvo de um dos agradecimentos do prefeito eleito, que mencionou Cid Gomes para afirmar ter orgulho de pertencer ao grupo político capitaneado pelos irmãos Ferreira Gomes. "É um extraordinário líder político que transformou o Ceará. E por isso mesmo é que tem gente com tanta dor de cotovelo! Eu tenho orgulho de fazer parte de um projeto que fez do Ceará orgulho e exemplo nacional de educação. E nós devemos ao trabalho de Cid Gomes!", discursou Roberto Cláudio.
Os quase 20 minutos de pronunciamento acalorado aos apoiadores, inclusive, foram majoritariamente dedicados a agradecimentos. O pedetista atribuiu a vitória a Deus e ao povo de Fortaleza, mas nomeou, dentre as pessoas que trabalharam por sua reeleição, a primeira-dama da Capital, Carol Bezerra, e a agora vice-primeira-dama, Rosa Torgan, além de outros familiares, deputados e vereadores. Ao governador Camilo Santana, Roberto Cláudio agradeceu por ter estado ao seu lado "em nome dos interesses de Fortaleza".
"Queria agradecer, com muito carinho, a força, a parceria, mesmo nas dificuldades e nas delicadezas partidárias, de um grande amigo, de um homem do bem, trabalhador, que não abriu mão de expressar o seu desejo, de expressar opinião, mesmo quando o seu partido pensava diferente", disse.
Eleição de 2018
As palavras direcionadas a Ciro Gomes, depois, já sinalizaram que, após a vitória em Fortaleza, o grupo político que comanda o PDT no Ceará agora volta as atenções ao fortalecimento da pré-candidatura do ex-governador à Presidência da República em 2018. Roberto Cláudio destacou que aprende com a "coragem" do correligionário diariamente. O prefeito eleito se referiu a Ciro como "alguém que foi tudo nesse estado, que foi muito no Brasil, mas que nós queremos que conserte e dê um jeito nas coisas erradas do Brasil". Após um sonoro "valeu!" ao "irmão" Ciro Gomes, a plateia reagiu com gritos de "Ciro! Ciro! Ciro!".
Roberto Cláudio também afirmou que a vitória deste domingo tem, para ele, algumas mensagens. "A primeira é que fazer a boa política vale a pena. Eu não sou super-herói, graças a Deus! Eu sou gente igual a vocês", entoou. Ao defender crença na política, ele a colocou como "o único caminho para mudar as contradições da nossa gente". "Eu não iria jamais ofender a política, e é por isso que eu optei por um caminho: o da verdade, o da humildade, o do respeito e o do alto nível que quinta capital do Brasil merece", ressaltou, em referência à postura adotada durante a campanha deste ano.
Ainda que indiretamente, ele também fez menção às ofensivas de Capitão Wagner na reta final deste segundo turno. "Fui ofendido, fui magoado, fui caluniado, e isso, minha gente, doeu no meu coração. Mas, em respeito a vocês, eu não fui me trocar", respondeu o pedetista.
O primeiro discurso de Roberto Cláudio já reeleito teve, ainda, tom de unificação. Após uma votação com resultado apertado, ele argumentou que é hora de unir a cidade por um projeto. "Nós juntos vamos tratar de garantir todas as boas conquistas que já foram feitas, e ao lado do Moroni, com essa experiência, e tanta gente do bem, e tanta gente diferente, graças a Deus. Gente que pensa diferente. Homens, mulheres, gays, negros, brancos, de esquerda, de centro, sindicalistas, empresários, professores, a nossa cidade está aqui, graças a Deus. E é com vocês que nós trataremos de manter as coisas boas e corrigir os rumos das que não estão bem".
Após o pronunciamento, em coletiva de imprensa, o prefeito reeleito deu continuidade ao discurso ao afirmar que, passada a eleição, é hora de trabalhar. Ele expôs que, para "refinar e melhorar algumas coisas", assumirá compromissos especialmente em três frentes: investimentos em saúde, uma política inovadora de geração de emprego e renda e, ao lado de Moroni, inovar na área de segurança municipal.
Prioridades
"Não querendo que a Guarda Municipal substitua a Polícia, mas garantindo um papel integrado da Guarda Municipal com a Polícia Militar. Conversei com o governador Camilo Santana e nós vamos implantar, nas principais áreas e espaços públicos, cabines da Guarda Municipal com câmeras de vigilância, integradas com a própria equipe da Guarda Municipal. Mas o que é mais importante: para cada duas equipes dessas, haverá uma equipe do Raio integrada, para que a gente possa garantir maior segurança principalmente nos espaços públicos da cidade", explicou.
É na saúde, porém, que Roberto Cláudio cita ações mais urgentes que deve priorizar já nos primeiros meses do segundo mandato. "Há uma tarefa agora, que continua nesse ano e estará ainda muito presente no primeiro ano de governo, que é garantir a informatização dos postos e a regularidade da Central de Abastecimento de Medicamentos. Garantir que todo posto tenha aquele mínimo de 84medicamentos. Esse é um desafio que não é só de compra. Você não pode comprar mais para estragar, nem menos para faltar. É a compra certa e o grande desafio logístico de antecipar a falta em cada posto. Isso é tão realidade que mesmo as grandes farmácias privadas vivem o desafio de garantir o estoque correto. Aqui e acolá falta medicamento", citou.
Apontando para a garantia de "continuidade de ações", ele também reforçou que, no primeiro ano do novo mandato, pretende inaugurar oito escolas de tempo integral, pelo menos 20 novas creches e outros dois postos de saúde, além da sexta UPA municipal, totalizando 12 em Fortaleza, e da ampliação do Hospital da Mulher. "Vamos começar o segundo mandato inaugurando obras e começando tantas outras", ressaltou.
Diálogo
Para executar obras, Roberto Cláudio disse que buscará recurso "onde estiver" para o bem da cidade, mesmo que, nacionalmente, o PDT faça oposição ao Governo Federal.
"Bons argumentos, projeto de excelência, de qualidade e capacidade de articulação são importantíssimos para captar recursos não só do Governo Federal, mas inclusive de organismos internacionais. Nós preparamos ao longo desses quatro anos uma carteira de investimentos entre R$ 1,5 e R$ 2 bilhões de reais, traduzidos em novos CUCAs, novas policlínicas, drenagem, urbanização, obras turísticas novos corredores exclusivos de ônibus, que só foram ou só serão viáveis graças a esse trabalho interno, de preparar projetos de qualidade, de ter ousadia na captação de recursos, de estabelecer bons argumentos. Creio eu que o bom exemplo, a isenção, sempre deverão prevalecer numa República como o Brasil", defendeu.
Questionado sobre qual será o papel de Moroni Torgan na administração municipal como vice-prefeito a partir de janeiro de 2017, o pedetista afirmou que os dois ainda não conversaram sobre o assunto, mas garantiu que o deputado federal do DEM "será o vice mais ativo da história de Fortaleza".
"Posso dizer que o Moroni é o deputado federal mais votado do Ceará, mais votado de Fortaleza. É alguém de extrema relevância, respeitabilidade na cidade. Conhece Fortaleza, conhece a alma da cidade, conhece a periferia da cidade de Fortaleza, certamente irá contribuir ativamente no governo", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário