Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Sobral tem a melhor rede municipal

Sobral. O estudante do 5º Ano, Josias Rodrigues Balbino, não perde um minuto de lazer quando bate o sino para a recreação na escola onde estuda, no Bairro Domingos Olímpio, na periferia de Sobral, no Norte do Ceará. Mas não é apenas na quadra de esportes que ele dispensa toda a energia que a idade permite; Josias, de 10 anos, aproveita boa parte do tempo livre para mergulhar no mundo mágico da literatura; hábito que, segundo ele, começou em casa, muito cedo, com incentivo da mãe.

Leitura
Na biblioteca da escola, Josias já tem um espaço reservado entre livros e revistas para exercitar a leitura, o que ele diz mais gostar de fazer. "Quando estou na sala de aula e a professora passa um exercício de leitura, eu me concentro e começo a imaginar como se tudo estivesse acontecendo na minha frente. Isso facilita o entendimento da lição. Eu estou sempre aqui na biblioteca, deitado num canto da sala lendo, ou em casa, quando dá, também sempre com um livro nas mãos. Eu me esforço para tirar boas notas e já sei que quero ser professor de Português, quando crescer", relata.
Na mesma escola, outro aluno esforçado para fazer bonito em sala de aula é o Carlos Eduardo Sousa Silva, da mesma idade do Josias e também aluno do 5º Ano da Escola Municipal Emílio Sendim, que atende 702 alunos do Ensino Fundamental. O menino diz que é fera em números, o que é confirmado com orgulho pela professora. Carlos gosta de cálculos e se sente à vontade nas aulas de Matemática. "Eu gosto porque a gente tem que focar no raciocínio para realizar o que cada questão pede. Eu estou nessa escola desde o primeiro ano, e me sinto à vontade na sala de aula, como se estivesse em casa", afirmou o estudante que pretende ser médico.
Escola destaque
Josias e Carlos Eduardo, assim como os demais alunos do 5º Ano da Emílio Sandim, que trabalha com 22 professores, representam bem o momento que a escola vivencia, por ter sido destaque nacional na última avaliação dos anos iniciais (do 1º ao 5º Ano) e ocupar o primeiro lugar no Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com 9,8 de pontuação, para o 5º Ano.
A conquista foi seguida de perto por outras escolas sobralenses como Antônio Custódio (9,7); Frederico Auto Correio e José da Matta e Silva (9,3); e as escolas Raimundo Pimentel Gomes e Vicente Antenor (ambas com 9,2). Entre as 32 escolas sobralenses avaliadas pelo índice, com escala de zero a dez, 28 delas alcançaram Ideb acima de 8, e o menor índice registrado foi de 7,4.
Ações descentralizadas
O resultado, divulgado no último dia 8 deste mês, chama a atenção para a política educacional diferenciada aplicada no Município, voltada à descentralização das ações que dão cada vez mais autonomia às escolas. De acordo com a diretora da Emílio Sandim, Milvia Carvalho, "em 2013, nós obtivemos 7,4 de desempenho. Esse novo resultado, relacionado ao ano de 2015, quando a Prova Brasil, que gera o índice do Ideb, foi realizada com 120 dos nossos alunos, nos mostra que podemos sim, fazer uma educação de qualidade, no Nordeste do Brasil, e numa região de semiárido".
Posição nacional
Os dados do Ideb, que indicam o desempenho da educação brasileira, divulgados pelo Ministério da Educação, apontam ainda o município de Sobral em 1º lugar no Brasil, na avaliação da aprendizagem dos anos iniciais e o 2º colocado para os anos finais do ensino fundamental, da Educação (9º Ano). Com Ideb 8,8 para os anos iniciais, a Rede Municipal de Ensino de Sobral cresceu 1 ponto em relação ao Ideb de 2013 (7,8), passando de 5º para 1º lugar no Brasil, entre mais de 5 mil municípios avaliados.
O desempenho das escolas municipais de Sobral, nos anos iniciais, supera a média brasileira de 5,5 e cearense de 5,9, incluindo a avaliação das escolas privadas. Já na avaliação dos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, o município obteve Ideb 6,7, superando a meta estabelecida para 2021 (6,6) e ocupando o 2º lugar no Brasil.
Segundo pesquisa do Ideb, ao se referir ao 5º Ano, das 100 melhores escolas do Brasil, 77 são do Ceará; 22 delas estão em Sobral. Quando a filtragem das informações busca as 50 melhores escolas do País, o índice mostra que 48 são do Nordeste, sendo 47 delas localizadas em municípios cearenses. Desse total, 14 são sobralenses, e 6 delas figuram entre as 20 primeiras na lista do Ibeb. Também figuram na lista escolas de Coreaú (9,8); Fortim (9,7); Massapê (9,6); Brejo Santo (9,2); Frecheirinha (9,2); Granja (9,2); Pedra Branca (9,2); Reriutaba (9,1); Brejo Santo (9,0); Independência (8,9); e Mombaça (8,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário