Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Proibido bater cabeça

Setenta e quatro dias depois de ser apresentado como técnico da Seleção Brasileira, Tite estreia efetivamente nesta quinta-feira e de cara já enfrenta pressão e desafios.
Em situação difícil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, a equipe se vê obrigada a conseguir um bom resultado na partida contra o Equador, às 18 horas (de Brasília), no estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito. Isso passa por já começar a mostrar que os tempos de incerteza e falta de confiança da época de Dunga serão superados.

Tite admite estar ansioso para a estreia, mas aliviado. "Estou muito mais em paz, mais tranquilo, pois todo o processo de preparação já se conduziu. Ainda estou ansioso, mas mais tranquilo", disse o treinador, nesta quarta-feira, sobre a sua expectativa.
O Brasil é o sexto colocado na competição, com nove pontos depois de seis rodadas. Com 13, o Equador é segundo na tabela por ter saldo inferior ao Uruguai. Tite assumiu deixando claro que o objetivo é garantir vaga na Copa da Rússia, o que não ocorre atualmente na tabela de classificação.
No entanto, alguns aspectos ficarão em segundo plano nesta quinta-feira se as circunstâncias exigirem. "O momento não é para espetáculo, é para jogar e vencer", deu o tom o volante Casemiro. Para Tite, porém, vitória é consequência de o time jogar bem, o que não significa necessariamente jogar bonito. "Precisamos entrar na zona de classificação", disse o treinador.
Com tempo escasso de preparação, Tite não arriscou muito para a estreia. Optou por um time experiente e respeitou as características e preferências dos jogadores, convocados após a comissão técnica estudar minuciosamente em que estágio técnico e principalmente físico se encontravam. O treinador optou por escalar Miranda e Marquinhos para formar a dupla zaga da Seleção.
No ataque, acabou optando por Gabriel Jesus no lugar de Gabriel Barbosa e explicou. "O que o treinador procurou fazer: ver os atletas onde jogam em suas equipes, que sistema e que função exercem.
Na prática, foram apenas três treinos - e somente dois com os 23 jogadores reunidos. Ele confirmou a escalação do time com Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Renato Augusto, Paulinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Os obstáculos, porém, não são poucos. Há a altitude de Quito (2.850 metros acima do nível do mar). Cilindros com oxigênio serão levados ao estádio para socorrer quem eventualmente sentir falta de ar. Há também o fato de o adversário estar em invicto em casa, onde venceu dois dos últimos confrontos contra o Brasil por Eliminatórias.
Novo capitão
O zagueiro Miranda foi confirmado, nessa quarta, como o novo capitão da Seleção Brasileira. "Mais uma vez vou ter a felicidade de levar essa tarja de capitão. Sabemos que a seleção tem vários líderes e fico muito feliz por isso", disse o jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário