Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Preço do gás de cozinha sofre reajuste neste mês

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido popularmente como gás de cozinha, sofreu um reajuste médio em torno de 10%, neste mês. A alta é resultado do dissídio dos trabalhadores das distribuidoras e revendas de GLP. Segundo informou Luciano Holanda, presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado do Ceará (Sincegás), desde o dia 1º de setembro algumas revendedoras passaram a receber o produto com o preço reajustado.

De acordo com o Sincegás, o preço foi reajustado neste mês nos botijões de 13 quilos e também aos de 20 e 45 quilos.
Conforme acrescentou Holanda, o aumento já era esperado pelo mercado e a população, uma vez que, normalmente, o dissídio do setor de gás de cozinha é concedido nos meses de setembro ou outubro. No entanto, o presidente do Sindicato não descarta novos reajustes, caso haja aumento de impostos.
Revendas clandestinas
O Sincegás ainda alertou que, principalmente nos períodos de reajuste no preço do produto, há um crescimento na atuação de revendas clandestinas, e adverte para os riscos e criminalidade dessa prática e também do uso dos botijões comprados desses revendedores foras da lei.
"As revendas ilegais não têm garantia da procedência do produto e há o risco de o botijão não conter a quantidade anunciada de gás", diz Holanda. "Além disso, as pessoas põem em risco a sua segurança", complementa.
Para evitar problemas, os consumidores devem procurar empresas autorizadas e solicitar a nota fiscal de compra. Holanda aconselha que as pessoas atentem para o número de telefone das revendas autorizadas, que deve iniciar com 0800, e para o uniforme dos funcionários e o veículo utilizado para entrega, que devem estar padronizados de acordo com o distribuidor.
O maior perigo da ação dos distribuidores de GLP não autorizados é a insegurança na compra do produto. Para coibir esse tipo de revenda, o Sincegás, por meio do Ministério Público, tem realizado um trabalho de orientação dos distribuidores. A entidade alerta ainda que o consumidor fique atento à origem do produto, comprando somente de revendedores devidamente autorizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
As denúncias relativas às revendas clandestinas devem ser feitas ao Corpo de Bombeiros (193) ou repassadas ao Ministério Público.
Economia
O GLP tem alto poder calorífico, o que o torna uma fonte de energia bastante econômica. Para ampliar seu potencial de consumo e evitar desperdícios, a adoção de medidas simples pode ajudar no rendimento do botijão.
Entre as sugestões para economizar estão aproveitar escorredores e peneiras acoplados à panela para cozinhar mais de um alimento e priorizar o uso da panela de pressão no cozimento de grãos, como feijão e lentilha, garantindo economia de tempo e, consequentemente, reduzindo o consumo de gás.
Já ao usar o forno, deve-se procurar colocar mais de um alimento ao mesmo tempo para aproveitar o gás do forno. Para evitar desperdícios e tornar seu uso mais eficiente, o Sincegás recomenda a adoção de medidas que ampliem o rendimento do botijão como, por exemplo, manter o fogão em local sem muita exposição ao vento, evitando que a chama se apague.
Outra dica é utilizar o fogo alto apenas no início do cozimento, reduzindo-o após a fervura - isso porque, ao ferver, basta que a temperatura seja mantida, pois se deixar em fogo alto, além do desperdício de combustível o alimento perde parte de seu sabor e textura.
Aproveitamento
Também é possível economizar aproveitando o cozimento de batatas, por exemplo, e colocar uma peneira ou cesta de metal para cozinhar outros alimentos em seu vapor - nesse caso, é importante lembrar de tampar o escorredor utilizado para o cozimento dos demais alimentos.
Além disso, o Sindicato dos Revendedores de Gás do Ceará alerta que, se ocorrer de a chama sair com coloração amarela, é necessário chamar um técnico para regular ou fazer uma limpeza completa nas bocas do fogão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário