Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Número de doadores cresce 60% em 5 anos

A cada ano, o Ceará atinge novas marcas de transplantes realizados. Somente neste ano, até ontem, 1.197 procedimentos foram executados no Estado, quantidade que já supera a de igual período do ano passado. Além do importante trabalho dos médicos responsáveis pelas cirurgias e dos profissionais das comissões intra-hospitalares de transplantes, os recordes podem ser atribuídos à solidariedade dos doadores de órgãos cearenses, cujo número aumentou mais de 60% nos últimos cinco anos, e de seus familiares.
Essas pessoas são lembradas hoje, no Dia Nacional da Doação de Órgãos. Os transplantes realizados em 2016 só puderam se concretizar graças aos doadores efetivos do Estado que, de janeiro a agosto, alcançaram proporção de 24,3 por milhão da população (pmp), superando a proporção de 23,5 pmp registrada em todo o ano passado. As informações são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
No Ceará, a data será utilizada não só como homenagem e gratidão aos doadores como também para chamar a atenção sobre a importância de se declarar doador de órgão. A coordenadora da Central de Transplantes no Ceará, Eliana Barbosa, destaca que expressar o desejo de doação dos órgãos ajuda na redução da recusa familiar, um dos principais desafios para captação no Estado. O índice atual de rejeição fica em torno de 38%, percentual considerado alto pelas autoridades de Saúde.
Segundo Eliana, a grande dificuldade é fazer com que os cearenses entendam o processo de doação e, o mais importante, comuniquem aos parentes, uma vez que somente a família pode autorizar a doação. "Muita gente não gosta de falar de doação porque fala de morte e as pessoas fogem disso. Existem muitas pessoas que, quando vão falar para o pai ou a mãe que querem ser doadores, eles mudam de assunto, dizem que não vai acontecer".
A coordenadora reforça que declarar este desejo ajuda as famílias a passarem pelo processo de luto de forma menos dolorosa. "Quando é chegada a hora, essa atitude de se declarar doador vai ajudar a família. A doação atenua a dor, melhora o processo de luto. Ao mesmo tempo, enaltece os valores de solidariedade", diz a médica.
Comemoração
Em Fortaleza, o Dia Nacional da Doação de Órgãos será comemorado com um encontro entre familiares de doadores no Instituto Dr. José Frota (IJF), principal unidade de captação de órgãos no Estado. A reunião também contará com a participação de pacientes transplantados e de profissionais da área de transplante da unidade.
O Diário do Nordeste apoia a doação de órgãos por meio do movimento "Doe de Coração", promovido desde 2003 pela Fundação Edson Queiroz. Realizada no mês de setembro, a campanha atua na disseminação de informações sobre a importância de se tornar doador.
SAIBA MAIS
Número de Doadores de órgãos efetivos
2010: 217
2011: 148
2012: 181
2013: 188
2014: 220
2015: 208

Nenhum comentário:

Postar um comentário