Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Jovens usam ferramentas digitais para abrir negócios

Sobral. Foi em 2014, no último ano do ensino médio, ao participar de um evento sobre novas tecnologias, que o estudante David Mendes Aguiar se sentiu incentivado a empreender. O caminho para abrir o próprio negócio, utilizando todas as ferramentas relacionadas ao empreendedorismo e à economia criativa foi sendo aberto aos poucos com a participação em diversas capacitações e treinamentos. A partir dali, o estudante enxergou um leque de possibilidades que poderiam dar a ele um rumo diferente à vida.

No ano seguinte, David se juntou a outros estudantes que, assim como ele, também tinham ideias prontas para se transformarem em realidade. O grupo de cinco jovens resolveu montar uma startup, empresa com base tecnológica, em constante busca por modelos de negócios inovadores. Esse termo se popularizou internacionalmente com o crescimento da internet, quando um grande número de empresas virtuais começaram a ser fundadas. O desafio dos jovens de Sobral foi colocar em prática todas as ideias possíveis de um negócio viável e inovador para a região. Daí surgiu a 'Flash Pedidos', um aplicativo para solicitar comida pela internet.
Aplicativo
Em fase final de adequação (ao aplicativo android e sistema web) e fechamento de parcerias, para ser lançado no mercado, o aplicativo, baixado gratuitamente, já foi aprovado em vários testes e oferece uma lista de restaurantes e tipos de pratos, que podem ser montados online pelo próprio cliente, enquanto faz o pedido. A ideia é oferecer tranquilidade, rapidez e comodidade às pessoas e empresários que buscam diminuição de custos e ainda facilidades, tanto para o seu negócio quanto para sua clientela.
De acordo com o hoje empresário David, de 18 anos, "tudo isso é possível através de uma ferramenta de pedidos online para as micro e pequenas empresas no ramo de food service delivery, como pizzarias, restaurantes, lanchonetes, bares e hamburguerias, com uma navegação rápida, simples e prática, possibilitando aos estabelecimentos melhorar seu atendimento, diminuir seus custos e gerenciar melhor suas informações", afirmou o empreendedor.
Na sua avaliação, o melhor disso tudo é saber "que estamos em constante processo de evolução, realizando algo inovador na região. Todas as ideias são pensadas em conjunto, numa oportunidade única que os jovens têm para mostrar sua capacidade". Ainda de acordo com o jovem, o aplicativo será baixado gratuitamente. Quanto ao lucro, a empresa receberá 5% de toda a negociação fechada.
O grupo formado por estudantes de engenharia da computação, administração e ciências, ainda não tem um ponto fixo da empresa, o que dá a liberdade de se reunir em qualquer espaço que tenha o mínimo de condições para os encontros e discussões sobre os rumos do empreendimento.
Corredores Digitais
Realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia em Educação Superior (Secitece), do Estado, o Programa Corredores Digitais foi lançado neste Município da Região Norte em 2011.
Por meio desse, fornece uma combinação de modernas experiências de aprendizagem, destinadas a desenvolver o potencial inovador de futuros empreendedores, incentivando a geração de novos negócios digitais nos municípios de São Benedito (região Norte), Fortaleza, Maracanaú, Beberibe, Jaguaribe, Tauá, Quixadá, além de Sobral.
A dinâmica permite a seleção de até 36 times que recebem, durante seis meses, capacitação e orientação de especialistas na área para tirar suas ideias do papel e lançá-las no mundo cada vez mais interativo da internet. O projeto, que segue em sua terceira edição, também já incluiu os municípios de Aracoiaba, Aracati, Juazeiro do Norte e Iguatu. O 'Corredores Digitais' é desenvolvido em duas etapas, onde, primeiramente, 10 times são selecionados, por município.
Aprimoramento
Os jovens recebem uma capacitação prática em comportamento empreendedor, inovação e criatividade; e desenvolvimento de negócios digitais, para que sejam capazes de resolver os problemas da comunidade e, assim, iniciarem o desenvolvimento de sua própria startup.
Sobral tem três dessas empresas em plena atividade, que se destacam com os aplicativos: Flash Pedidos, para pedidos de comida online, Minha República, voltado aos estudantes que buscam moradia, e My Pet Tools, que gerencia o atendimento de animais de estimação e outros serviços. Com a divisão de etapas, a iniciativa, de acordo com os seus empreendedores, vai apresentando uma evolução de comprometimento. E mais: um aprimoramento das ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário