Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Crescem queixas de placas clonadas no Ceará

Os casos de queixa de placas clonadas no Estado do Ceará cresceram nos últimos dois anos. O número de 500 processos, de janeiro de 2015 até junho de 2016, já supera os 456 registrados de 2013 e 2014 juntos, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE). Até o momento já foram confirmados pelo menos 50 casos. Isso representa 10% dos 500 processos. Desse total, aproximadamente, 100 deram entrada de janeiro a junho deste ano.

Segundo o assessor de comunicação do órgão, Paulo Ernesto Serpa, grande parte desses processos não são finalizados com rapidez por falta de comprometimento dos próprios motoristas. "Tem muita gente que não possui o conhecimento do processo e acaba não levando todos os documentos exigidos. Tratamos de ligar e avisar o que falta, mas muitas vezes essas pessoas não voltam", explica ele.
Desde 2009, o Detran possui uma unidade exclusiva para tratar esse tipo de ocorrência. Apesar de apenas uma equipe de oito profissionais para avaliar todos os processos, o tempo de análise não é problema segundo o assessor. "Depende muito de cada caso, já tivemos situações que foram resolvidas em apenas um mês, mas isso envolve uma série de fatores", explica ele. Já em relação a apuração criminal, o tempo em que a Polícia leva para cada caso e o quanto o motorista demora para entregar toda a documentação necessária são fundamentais para a agilidade do processo.
Procedimento
O motorista pode identificar se seu carro foi clonado por meio de uma suspeita básica, quando começa a receber infrações em áreas que não circula, por exemplo. Em seguida, deve-se procurar o Detran com a documentação original e a cópia do proprietário e do veículo original.
O condutor deve acionar a Polícia para apreender o veículo clonado. Nas situações em que se comprova o clone, o Detran decide pela mudança da numeração da placa. Já nos casos em que o carro clonado é apreendido, a placa não precisa sofrer mudança em seus caracteres.
O Ceará é um dos poucos Estados que possui uma comissão específica para tratar dos casos de suspeita de clonagem. Em outros locais, as suspeitas de clonagem são tratadas pela Polícia, mediante abertura de boletim de ocorrência e inquérito policial. Depois que o delegado apurar o caso, juntando as provas, solicita à Justiça providências junto ao Detran do Estado. (Colaborou Gabriel Borges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário