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sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Consumidores jovens estudaram mais que os pais

Uma pesquisa revelou ontem que os consumidores brasileiros estão ficando cada vez mais qualificados e, por consequência, exigentes com o mercado. De acordo com levantamento realizado pela REDS, pertencente à holding HSR Specialist Researchers, 35% dos consumidores do País já chegaram a completar o ensino superior e muitos estão estudando mais do que há alguns anos. No Nordeste, a média é um pouco menor, de 30%.

Quando perguntados sobre a formação acadêmica do pai e da mãe, o índice nacional de conclusão da faculdade é de, respectivamente 15% e 14%. Ou seja, a qualificação está evoluindo de uma geração para a outra, de acordo com a amostra de 1.933 entrevistas online realizadas em todas as regiões do País, com pessoas das classes A, B e C.
"O consumidor brasileiro está mais educado. Porém, ainda há grande desigualdade entre as capitais e o interior, onde duas em cada dez pessoas estudaram apenas o ensino fundamental", destaca Karina Milaré, diretora da REDS e responsável pelo estudo feito em parceria com o Centro de Inteligência Padrão (CIP).
Centro-Oeste é destaque
Dentre as regiões do País estudadas, o Centro-Oeste é a que tem melhores números de estudo e trabalho, possuindo 48% dos consumidores com formação superior completa, melhor percentual nacional. Além disso, 76% estão trabalhando, maior índice em comparação com as outras regiões, segundo o universo pesquisado. Junto com o Norte, o Nordeste é a região que menos possui consumidores trabalhando atualmente, com índice de apenas 59%, diz a pesquisa.
A amostra na região Norte tem o maior percentual de pessoas que só estudam, com 24%. Já no Sul está, com 14%, o maior contingente de consumidores que trabalham e estuda, além do maior volume de aposentados, chegando a 13%. O Nordeste é a região que reúne mais consumidores desempregados, totalizando 13%, aponta o levantamento.
Comportamento
A pesquisa também constatou que 96% dos consumidores brasileiros acessam a internet pelo menos uma vez por dia. Desses, 37% o fazem através de seus smartphones e outros 31% por meio de notebooks próprios.
Na hora de consumir, a geração Z (de 15 a 17 anos) é a menos preocupada em pesquisar preços, tendo em vista que apenas 69% costumam fazer pesquisa antes de efetuar a compra, enquanto que 85% da geração Y (25 a 35 anos) têm esse hábito.
Metodologia
A pesquisa quantitativa Consumidor Brasileiro foi realizada pela REDS em fevereiro de 2016, com 1.933 entrevistas online, em todas as regiões do País. O universo foi composto por homens e mulheres, entre 15 anos e 70 anos, das classes A, B e C, moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, interior do Nordeste e região Norte, além das cidades de Salvador, Brasília, Campo Grande e Cuiabá. O estudo foi ponderado por classe social, sexo e região.

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