Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

CE registra 4,5 mil casos de violação contra idosos

Apesar do número crescente de idosos entre a população, a garantia dos direitos desses indivíduos no Ceará ainda é um desafio, principalmente diante dos 3.048 casos notificados de violência doméstica sofridos por essa faixa etária em 2015.
No total, foram 4.485 violações ao bem-estar da pessoa idosa no ano passado. Dessa forma, a violência doméstica representou 68% das denúncias, seja ela física, psicológica ou de negligência.
Os dados do Censo e Mapa de Riscos Pessoal e Social do Ceará, divulgados pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), mostram em seguida que a exploração patrimonial foi motivo para 18% das denúncias, enquanto o abandono dos idosos ocorreu em 6,4% dos casos notificados em 2015.
As denúncias incluem ainda casos de ruptura de vínculos com a família, idosos em situação de rua, assédio moral, cárcere privado, violência sexual, racismo e homofobia. No quadro geral, as mulheres são as mais afetadas: 63,6% das violações foram contra idosas.
Uma das dificuldades para reverter a situação, contudo, é o medo do próprio idoso em manter as denúncias, que, em sua maioria, são contra membros da própria família, conforme descreve a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Ceará (Ceas-CE) e Orientadora da Célula de Assessoramento aos Municípios da STDS, Silvana Simões. "Há dificuldades, pois o próprio idoso nega as acusações, por não querer que os filhos e netos, quase sempre responsáveis pela agressões, sejam presos. Por isso temos que divulgar as ações e conscientizar a população", conta.
Silvana Simões coloca ainda a necessidade de despertar a população para a importância da garantia de direitos à pessoa idosa. "Precisamos fazer com que as pessoas entendam a importância do idoso. É uma pessoa que precisa ser cuidada e respeitada", afirma.
Para tratar de tais questões, bem como discutir outros assuntos que envolvem a nova realidade e as condições do idoso no Ceará, o Fórum Cearense de Políticas Públicas para o Idoso (Focepi) realiza, no dia 30, o IV Encontro em Defesa dos Direito da Pessoa Idosa, em alusão ao Dia Internacional do Idoso, lembrado no dia 1º de outubro. A ação acontece na Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz, no bairro Dionísio Torres, das 8h às 10h.
Aplicativo
Contribuindo com os esforços para divulgar os direitos dos mais velhos, parceria entre o programa de Inclusão Social na Maturidade (Prisma) e o de Formação de Interfaces Gráficas (Formigra), ambos grupos de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), lançam, no dia 1º, o aplicativo para smartphone "Cartilha do Idoso".
Disponível para o sistema Android, a cartilha informará diversos direitos dos idosos, além de indicar locais de atendimento no caso de sua violação, com interface facilitada para os usuários, conforme explica o estudante do Curso de Sistema e Mídia Digitais, João Pedro Estanislau. "Percebemos que não podemos mais pensar no estereótipo do idoso incapacitado. Criamos o aplicativo aproveitando a quase onipresença dos aplicativos móveis e não ignorando que a população idosa já está se inserindo nesse meio", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário