Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Ação visa atualizar a caderneta de vacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação deste ano terá início no dia 19 de setembro e se estenderá até o dia 30. A iniciativa busca atualizar a situação vacinal da população infanto-juvenil em diferentes faixas etárias. A mobilização é uma estratégia do poder público para melhorar as coberturas vacinais e manter o controle, a eliminação ou erradicação das doenças imunopreveníveis no Brasil. No Ceará, tem destaque a imunização para prevenção da poliomielite, da coqueluche e do sarampo.

A Campanha, que ocorre anualmente, em 2016, terá como foco crianças com idade inferior a 5 anos, crianças com 9 anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos. A finalidade, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), é resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência.
As 14 vacinas previstas no Calendário Nacional estarão disponíveis durante a Campanha, que terá seu dia de mobilização nacional em 24 de setembro. A ação, conforme a Sesa, será realizada de forma seletiva para a população-alvo e, por isso, não há meta a ser alcançada. Dentre as vacinas disponibilizadas estão a pentavalente, a tríplice viral, a tríplice bacteriana, a BCG, papilomavírus humano (HPV), além das imunizações contra a hepatite B e a febre amarela.
Público
Em 2015, de acordo com dados da Sesa, 401.959 crianças que tinham entre 0 e 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação nos 184 municípios do Ceará para atualizar a caderneta de saúde. Destas, 238.998, o equivalente a 59,4% do total foram vacinadas, e receberam 187.924 doses das vacinas oferecidas.
A Secretaria informa ainda que um dos diferenciais deste ano é a incorporação das crianças de 9 anos e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. A Pasta ainda orienta que, durante a Campanha, é necessário que a população-alvo compareça aos serviços de saúde portando a caderneta de vacinação, para que, desta forma, os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal de cada processo de imunização.
Fique por dentro
Epidemia de sarampo durou 20 meses no CE
Um dos objetivos da Campanha é garantir a manutenção do controle e a erradicação das doenças imunopreveníveis a exemplo do sarampo - que já havia sido erradicado no Brasil e, após 15 anos, voltou a ser registrado no Ceará, em dezembro de 2013. A epidemia durou 20 meses, período em que foram confirmados 1.052 casos em 38 municípios.
Após trabalhos realizados pelo Ministério da Saúde e pela Sesa, neste ano, em visita ao Brasil, a presidente da Comissão Nacional de Especialistas para a Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), Merceline Dahl-Regis, declarou o reconhecimento oficial da eliminação da doença no Brasil. Há mais de um ano, o País não relata mais casos de sarampo. O último registro, segundo a Sesa, aconteceu em julho do ano passado.Para otimizar o processo de vacinação, a Sesa está realizando desde o último dia 5 oficinas macrorregionais de capacitação para a Campanha Nacional. Participam das formações os coordenadores de imunizações das 184 secretarias municipais de saúde e das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES). A formação seguirá até o dia 12 deste mês. Profissionais das cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral já foram capacitados. Os da região do Litoral Leste/Jaguaribe e do Sertão Central participarão de oficinas em Russas e Quixadá, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário