Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Quixaba sedia Regata de Paquetes TV Diário

Aracati. A segunda edição da Regata de Paquetes TV Diário movimentou a Praia de Quixaba, neste município, durante toda a manhã desse domingo (21). Com sol entre nuvens e maré baixa, o clima estava perfeito para quem decidiu curtir a praia ou para quem se aventurou na competição. O evento foi realizado pelos moradores de Quixaba e contou com o apoio da TV Diário.

Os ventos fortes foram o grande desafio para os participantes, que tiveram que ter habilidade para manter as embarcações com boas condições de navegação. Durante as duas horas de prova, onde os paquetes competiram em três baterias distintas, houve inúmeras desistências. No entanto, quem chegou até o fim pode comemorar o bom nível da prova.
O campeão da categoria de embarcações com até 3,25m, o pescador Jeová Pereira dos Santos, da Praia de Canoa Quebrada, conta que nesta época do ano a competição exige mais dos participantes. "Quando o vento está muito forte fica difícil de controlar a embarcação, e com quem não tem habilidade, pode chegar a acontecer um acidente, mas tudo foi tranquilo", conta.
Tradição
Em clima de comemoração, ele acrescentou que perdeu a conta de quantas competições desse tipo já participou e quantas já venceu e destaca que as comunidades vêm tentando manter a tradição das regatas no Litoral Leste. "É uma competição que é a característica das nossas comunidades. Nessa, outros jovens também vão se interessar em participar e manter essa tradição", destacou. Jeová comandava o paquete Espanta. Além deste, os vencedores das categorias 2,95m e 2,65m foram, respectivamente, as embarcações João Vitor, da localidade de Retiro Grande, em Icapuí, e Athos, de Canoa Quebrada.
Ao todo, os mais de 30 competidores receberam cestas básicas e foram entregues troféus aos primeiros colocados. A premiação em dinheiro também fez parte da premiação até o quinto lugar.
A regata realizada ontem tem o objetivo maior de movimentar Quixaba e promover o destino. Para o organizador, Elisandro Valente, o evento aumenta o fluxo de pessoas no período de baixa estação. "Quixaba normalmente tem um movimento muito bom nas férias e nós queríamos proporcionar um atrativo também nesta época considerada de baixa estação", afirmou. Ele completou informando que a comunidade vem trabalhando para destacar o destino Quixaba, já que em Aracati, Canoa Quebrada é o principal destino turístico do Litoral Leste e que, juntamente com Marjolândia, Quixaba vem ganhando um número maior de visitantes ao longo dos últimos anos.
"Outro ponto também sobre a regata é que ela é importante porque proporciona uma interação dos pescadores de localidades diferentes, já que ambas as edições contaram com a participação de competidores das cidade de Aracati, Icapuí e Fortim", frisou Valente.
A gastronomia também teve destaque durante toda a manhã. Um dos pratos mais pedidos foi a porção de camarão no alho e óleo, um dos petiscos mais apreciados por quem visita o lugar.
Camarão
O camarão é o principal produto da economia pesqueira da comunidade e tem um dia especial no calendário de eventos local. O festival do camarão reúne apreciadores do crustáceo, pescadores e cozinheiros locais para uma noite em que música e culinária se complementam. O evento é normalmente realizado no segundo semestre.
Quixaba é ponto certo de parada para quem opta por passeios de buggy, visitando as principais praias da região. O pôr do sol em uma de suas muitas falésias coloridas oferece um fim de tarde encantador. Com suas águas calmas e ventos favoráveis, a prática de esportes radicais no mar, como kitesurf, tem atraído cada vez mais participantes.
ENQUETE
O que o evento representa?
"É uma competição que é a característica das nossas comunidades e estimula outros jovens a participarem e também tentarem manter essa nossa tradição"
Jeová Pereira dos Santos, competidor.
"Além de valorizar as habilidades dos nossos pescadores da comunidade, a regata promove o destino à cidade de Quixaba e atrai novos visitantes para esse local"
Elisandro Valente, organizador.
"A praia fica bastante movimentada e isso fortalece quem vive do turismo nessas áreas. O comércio local e a comunidade ganham muito com a realização da regata"
Márcio Soares, empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário