Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Praia de Quixaba recebe a II Regata de Paquetes TV Diário

Aracati. A praia de Quixaba, neste Município, realiza neste domingo (21), a segunda edição da Regata de Paquetes TV Diário. A competição reúne principalmente pescadores do Litoral Leste cearense e promete movimentar a praia no fim de semana. Mais de 30 embarcações são esperadas e as provas ocorrem pela manhã. A festa é uma promoção dos moradores de Quixaba com o apoio da TV Diário.

Os pescadores irão competir em três modalidades, conforme o tamanho das embarcações: 3,25m, 2,95m e 2,65m. A primeira largada esta programada para ocorrer às 10h30min. As seguintes deverão ocorrer 15 minutos após a partida da bateria anterior. No total, serão 37 embarcações divididas nas três categorias. Os competidores fazem um percurso de 3,5km e a prova dura em média 1h30min. Para garantir a segurança dos competidores, todo o evento contará com apoio da marinha, guarda-vidas na faixa de praia e uma equipe de resgate.
Na primeira edição, houve a participação maciça de pescadores das cidades de Aquiraz, Beberibe, Aracati e Icapuí. A premiação em dinheiro será dada aos cinco primeiros colocados. No entanto, serão doadas cestas básicas a para todos que participarem da regata.
A entrega do prêmio aos vencedores deverá ocorrer a partir das 13h30min. Quixaba é uma das praias mais conhecidas no litoral leste pela sua tranquilidade, por ser considerado ambiente familiar e, principalmente, pela pesca do camarão, um dos pratos mais apreciados pelos frequentadores do lugar.
Fica localizada a 15km do centro de Aracati. Segundo um dos organizadores do evento, Elisandro Valente, a regata tem o intuito de dar visibilidade e valorizar a classe de pescadores, bem como dar notoriedade aos moradores de Quixaba que se envolvem com evento ou se dedicam ao turismo na região.
"O comércio de uma forma geral é beneficiado aqui na localidade, porque a regata atrai pessoas de outras cidades. Esse momento é um atrativo a mais para nossos turistas", destacou.
Ainda de acordo com o organizador, a intenção é que esse evento continue sendo sequenciado como meio de divulgar a prática da regata e Quixaba como destino turístico no Litoral Leste.
Além da regata, que ocorre no período pós-férias de julho, a localidade também oferece outras atrações para movimentar o turismo em outras épocas do ano. A Paixão de Cristo, que ocorre na Semana Santa, é o principal evento de cunho religioso.
Outra data importante é o réveillon, que nos últimos anos tem atraído mais turistas pelo tom tranquilo que é dado às festividades de fim de ano.
Gastronomia
A gastronomia faz parte do calendário festivo, dando ênfase ao camarão, crustáceo muito apreciado pelos turistas e que também é a principal fonte de renda dos pescadores de Quixaba. No segundo semestre é realizado o Festival do Camarão, que envolve, além de pescadores, cozinheiras da localidade. Como dica de passeio, a tranquila caminhada na praia. As dunas coloridas são atrativo, culminando com a bela paisagem do pôr-do-sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário