Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Vaticano aceita renúncia de dom Aldo Pagotto

Sobral. A partir dessa quarta-feira (6), dom Aldo di Cillo Pagotto, não responde mais pela Arquidiocese da Paraíba, segundo a Pastoral da Comunicação Diocesana. O religioso apresentou carta- renúncia, que foi aceita pela Congregação para os Bispos. No documento, afirma ser vítima de difamação por meio de um blog que, segundo o religioso, seria uma carta difamatória, o envolvendo e a vários outros sacerdotes, no que dom Aldo define como sendo "arbitrariamente expostos ao escárnio público", e segue: "As redes sociais encarregaram-se de espalhar comentários peregrinos e duvidosos". A carta- renúncia revela também que "a presumida autora da carta responde em foro criminal".

Dom Aldo deixa claro que teria feito inimigos, ao citar que tomou "decisões enérgicas e inadiáveis em relação à reorganização da administração, finanças e recuperação do patrimônio da Arquidiocese, sempre em sintonia com o nosso ecônomo. Embora tenha sido exitoso, desinstalei e desagradei muita gente, por razões facilmente presumíveis". Em outro trecho, admite o apoio dado a "alguns egressos, posteriormente suspeitos de cometer graves defecções, contrárias à idoneidade exigida no sagrado ministério", e, afirma: "cometi erros por confiar demais, numa ingênua misericórdia".
Denúncias
Segundo informações da agência de notícias AFP, que divulgou a renúncia, a imprensa italiana, destaca que "o religioso de 66 anos é suspeito de ter abrigado em sua diocese padres e seminaristas acusados de abusar sexualmente de menores e expulsos por outros bispos". Por conta de uma investigação iniciada em 2015, segundo a agência, dom Aldo recebeu a determinação de não ordenar padres ou receber novos seminaristas. A AFP aprofunda informações sobre a vida pessoal do arcebispo, citando que ele teria suposto relacionamento com outro homem.
Após a aceitação da renúncia, o papa Francisco nomeou emergencialmente dom Genival Saraiva de França como administrador apostólico da Arquidiocese, até que um novo arcebispo assuma a vaga. O decreto do papa Francisco sobre a renúncia, com data dessa quarta-feira.
Nascido em São Paulo, em 1949, dom Aldo foi ordenado diácono em 1977, em Caratinga (MG). Transferido para Belo Horizonte em 1981, foi vigário paroquial na Catedral de Belo Horizonte. Em São Paulo, foi vigário paroquial em Santa Ifigênia. Em 1985 mudou-se para Fortaleza, onde foi vigário paroquial em São Benedito e vigário episcopal da Região Metropolitana de Fortaleza e ensinou Teologia Fundamental no Instituto Teológico Pastoral do Ceará. Em 1997 foi vigário-geral na Arquidiocese de Olinda e Recife. Foi ordenado bispo em 1997 e bispo de Sobral entre 1998 e 2004, quando foi nomeado arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.
Passagem por Sobral
Em Sobral, reorganizou a administração da Diocese, ordenou 11 padres e trabalhou pela criação dos cursos de Direito e Medicina. Sobre a renúncia de dom Aldo, a Diocese de Sobral ainda não se manifestou. Um funcionário da Cúria, que não quis ser identificado, informou que uma nota pode ser divulgada ao longo desta semana.
A professora aposentada Maria Alice Sampaio relembra as missas presididas por dom Aldo e como o Município reagiu à saída para a Paraíba. "Fez falta a todos nós que acompanhamos o trabalho feito por ele aqui na nossa Cúria Diocesana. Foi uma surpresa para muita gente. Espero que tudo seja esclarecido", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário