Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Usuário brasileiro se expõe em redes públicas por não saber do perigo que corre

De acordo com uma pesquisa da Norton, apenas 35% dos brasileiros utiliza VPN quando acessa uma rede Wi-Fi pública. Um dos principais motivos apontado pelos usuários que não utilizam essa proteção, que tem a função de tornar a conexão mais segura ao criar uma rede de comunicação privada entre computadores e outros dispositivos, é a falta de conhecimento – 40% diz que não sabe como usar uma VPN e 24% não sabe como comprar/instalar uma.

Além disso, mais da metade dos consumidores acredita que está segura ao navegar em uma rede Wi-Fi aberta, o que não é verdade, de acordo com Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton. “Ao conectar o seu dispositivo em uma rede aberta, sem usar nenhuma proteção, o usuário corre o risco de ter suas fotos, vídeos e outros arquivos roubados por qualquer pessoa que também esteja conectada a esta rede. Caso o usuário acesse seu e-mail ou perfil nas redes sociais, ele pode ser hackeado. É necessário tomar muito cuidado com as redes abertas públicas, pois não se sabe quem está esperando para invadir o seu dispositivo.”, afirma o executivo.
Entretanto, o usuário também precisa prestar atenção na VPN que está contratando. Nem todos os serviços são confiáveis, por isso é recomendável ler os termos e verificar se a empresa expõe de alguma forma os dados do consumidor. Algumas VPNs gratuitas podem, por exemplo, operar no modelo colaborativo, o que significa que a conexão de uma pessoa é “vendida” para que outro cliente possa utilizá-la para fins ilegais, como acessar conteúdos de outros países. Já os serviços pagos priorizam mais a privacidade e segurança da conexão.
Além de utilizar uma VPN confiável, a Norton recomenda que os usuários sigam as seguintes recomendações ao utilizar uma rede Wi-Fi pública:
- Nunca acesse o internet banking ou faça compras;
- Abra apenas páginas que começam com “https” e evite sites que começam com “http”. Sites que começam com https são criptografados, o que adiciona uma camada extra de segurança e torna a sua navegação mais segura. Os sites apenas com http deixam o tráfego visível para os hackers que estão bisbilhotando na rede;
- Configure seus dispositivos para que não conectem automaticamente à uma rede de Wi-Fi. Isso evitará que eles se conectem a redes desconhecidas sem o seu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário