Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Produção de feno é alternativa

Iguatu. Produtores rurais já fazem feno a partir do plantio de capim irrigado no sertão cearense. 
O processo é uma novidade no Centro-Sul do Ceará e desperta a atenção dos agropecuaristas. Nos últimos dez anos, criadores se dedicaram a armazenar forragem em silos de superfície e trincheiras.

O processo de conservação de forragem em silo ou feno tem por objetivo formar reserva alimentar para o período de escassez de alimentação do rebanho. No segundo semestre, tradicionalmente, ocorre o fim da pastagem nativa e é preciso alimentar os animais para assegurar elevada produção de leite e de carne.
Recentemente, houve uma demonstração de como produzir feno em uma área de cultivo de capim canarana, na Barra, zona rural deste Município. O evento atraiu criadores e técnicos do setor agropecuário. O uso de máquina com equipamento adequado permite o corte do capim, seguido do enfardamento em tamanho variado, no ponto para armazenagem em galpões.
A demonstração técnica ocorreu em uma das áreas de produção de capim do agropecuarista Amauri Carneiro. "Somos pioneiros na região e analisei que há muitas vantagens na fenação. Temos facilidade de matéria-prima e o rendimento do feno é melhor em comparação com silagem", analisa.
O técnico e supervisor de núcleo de bovinocultura da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Pedro Eymard Lacerda, explica que o sucesso da fenação depende da qualidade da forragem, do corte no período certo e de adequado armazenamento. O produtor rural Amauri Carneiro disse que dava preferência para a silagem, mas que observou perda de rendimento de 30% a 40% em nutrientes.
Carneiro dispõe de 40 hectares de capim irrigado. O esforço do produtor rural é para manter uma produção regular que assegure o consumo da propriedade e garanta a venda para outros criadores. "Há demanda. Estamos produzindo para vender o excedente, mas ainda não temos ideia do preço. Ainda estamos vivenciando um processo de aprendizagem", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário