Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Começam hoje testes da vacina contra a dengue

A dengue no Estado do Ceará já vitimou 20.730 pessoas somente em 2016, segundo dados do último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), até a última sexta-feira (22).
O total de confirmações é 1.002 a mais que o informe da semana anterior. Ao todo, 45.162 casos permanecem em investigação neste ano e 14 mortes foram confirmadas.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) inicia, hoje, por meio do Núcleo de Medicina Tropical, os testes nos primeiros voluntários em Fortaleza para viabilização da vacina contra a doença.
Por um período de até um ano, 1.200 cearenses receberão a dose única da vacina, subcutânea, capaz de imunizar os quatro sorotipos da dengue, segundo destaca o coordenador do estudo, o médico infectologista Ivo Castelo Branco. "A vacina tem o poder de imunização em torno de 80% aos quatro tipos de dengue, por isso ela é única no mundo.
Essa é a 3ª fase do estudo e os voluntários serão monitorados e avaliados durante cinco anos, para depois ser verificada a liberação para o restante do Brasil", diz o médico pesquisador.
Credenciado
O Núcleo de Medicina Tropical da UFC é um dos 14 centros de estudos credenciados pelo Instituto Butantan, responsável pela vacina, para o desenvolvimento do projeto.
Nesta etapa, quando deve ser comprovada a eficácia da imunização, 17 mil pessoas em 13 cidades do País receberão a dose. Nas primeiras duas etapas, a vacina foi testada em 900 pessoas. Segundo estimativa do Instituto Butantan, a vacina estará disponível para registro até 2018.
Os casos confirmados de dengue neste ano no Estado, segundo a Sesa, representam um redução de 41,7% em relação à incidência registrada no mesmo período do ano passado, quando 35.580 pessoas tiveram algum tipo de dengue.
Neste ano, 125 casos graves da doença foram confirmados no Estado, sendo 104 por dengue com sinais de alarme (DCSA) e 21 por dengue grave (DG). Os 14 óbitos ocorreram em sete homens e sete mulheres, sendo a maioria em adultos com idades entre 36 e 77 anos e duas em crianças de um mês a 11 anos.
Municípios
A Secretaria da Saúde do Estado confirmou a incidência da doença em 151 municípios do Ceará. A capital, Fortaleza, lidera o número de ocorrências, com o registro de quatro óbitos e 10.233 casos confirmados. Maracanaú, município da Região Metropolitana, vizinho à Capital, registrou duas mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário