Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Cearenses são únicas guarda-vidas do Brasil

Trabalhar na praia deve ser o sonho de muita gente e, dentre os profissionais que atuam nesses lugares, estão os guarda-vidas. O Pelotão de Salvamento Aquático, da Guarda Municipal de Fortaleza (PSA/GMF) tem 65 desses profissionais distribuídos em seis postos na orla marítima fortalezense e, nessa equipe, estão as duas únicas mulheres guarda-vidas municipais do Brasil: Thayanne Lima, 25, e Ana Caroline Tavares, 28.

Há pouco mais de um mês no destacamento, Thayanne relata que sua identificação com o mar sempre foi forte, além de considerar nobre a profissão de salva-vidas. "Quando eu passei no concurso público da Guarda, em 2014, fiquei sabendo que tinha a Inspetoria de Salvamento e daí já surgiu meu interesse, porque aqui você trabalha realmente devolvendo a vida às pessoas".
Mesmo tendo passado por um treinamento envolvendo noções básicas de resgate e respiração, é na prática que ela vem aprendendo os procedimentos. Conforme Thayanne, os colegas do posto Náutico têm sido essenciais para seu desenvolvimento. No entanto, os dois trabalham em postos diferentes. "Eu ainda não participei de nenhum salvamento porque só estou aqui há um mês, mas, antes, já tinha visto algumas ocorrências ao passar pela praia. É uma emoção que só quem está ali no momento pode sentir", conta.
Movimentação
Por outro lado, Ana Caroline atua há quase um ano no Posto Carapebas, na Barra do Ceará, uma das mais movimentadas da Capital, segundo ela. A exemplo de Thayanne, ela diz que, desde criança, gosta muito de nadar. Primeiro designada para a segurança dos terminais de ônibus, ela conta que não se adequou ao perfil da vaga: só depois de conhecer o salvamento aquático foi que encontrou satisfação pessoal, acrescenta.
Ela conta que, durante seu trabalho na Inspetoria, já atendeu a 12 pessoas em situação de afogamento, principalmente surfistas e banhistas adultos. "Todos os salvamentos foram marcantes porque, em todos, fiquei com a sensação de dever cumprido. Mas nós trabalhamos com uma forte prevenção justamente para não haver tantas ocorrências", conta a guarda-vidas.
O inspetor S. Vieira, comandante do PSA incentivou a integração de Thayanne e Caroline. "Hoje em dia, não existe mais trabalho só de homem ou só de mulher. O importante é dar oportunidade a quem se destaca". (Colaborou Nícolas Paulino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário