Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Padarias faturam até 30% a mais com itens juninos

Além das tradicionais festas, quadrilhas e quermesses que ocorrem em junho, o mês é lembrando pelas comidas típicas que enchem os balcões das padarias e as prateleiras de supermercados por todos os cantos da cidade. No período junino, alguns estabelecimentos chegam a faturar cerca de 30% a mais com os produtos sazonais.É o que ocorre no setor de panificação, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindpan), Lauro Martins. "Este momento do São João é muito interessante, pois é o de maior movimento para as padarias. Além de intenso, dura o mês todo", comemora Martins.

Segundo o presidente, as empresas realizam confraternizações e o movimento aumenta entre 30% e 40% no mês, quando comparado aos demais. O que incrementa o faturamento em 30%. Entre os itens mais procurados estão bolos típicos de milho e pé-de-moleque, canjica, pamonha, vatapá e baião de dois.
Na parte de bebidas, o consumo de refrigerantes e cervejas são os mais elevados. "A data é interessante, pois é animada e festiva. Os estabelecimentos se ajustam com a temática. Anima o empresário e o consumidor", afirma o presidente do Sindpan.
Supermercados
O Pinheiro Supermercado, especialmente para data, incrementou seus produtos de fabricação própria em 50 itens. "O mês de junho é muito esperado por nós, e a variação de comida típica é grande. Comparamos à Páscoa e ao Natal. Esperamos um aumento de 10% na venda de produtos sazonais da padaria", declara o superintendente comercial e marketing do Pinheiro Supermercado, Alexandre Pinheiro.
No geral, a expectativa é de 3% de incremento nas vendas totais em relação a junho de 2015. Para compor o mix junino, estão os bolos mole, de batata-doce, pé-de-moleque e milho, cocada e pão de milho.
Fora da padaria, os produtos mais procurados são os derivados de milho, como pipoca e flocão, itens com amendoim e temperos. Estes setores também devem crescer 10%, segundo Pinheiro. Para chamar atenção do cliente, são montadas barraquinhas típicas com as iguarias, ações de degustação e nas lojas tocam músicas características da época. Conforme Pinheiro, o investimento maior é na criatividade, nem tanto financeiro.
Pipocas
Já no Mercadinhos São Luiz, o crescimento esperado para o mês é de 9%, comparando a igual período do ano passado. No período junino, as pipocas em diferentes versões são as campeãs de vendas.
Em junho, também há uma procura ma por bebidas, como cervejas e aguardente, aumenta entre 10% e 15%. E as sessões com produtos alusivos ao tema cresce em torno de 20%.
Movimentação
"O momento do São João é muito interessante, pois é o de maior movimento para as padarias. Além de intenso, dura o mês todo"
Lauro Martins
Presidente do Sindpan

Nenhum comentário:

Postar um comentário