Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Internet das coisas vai ultrapassar os celulares até 2018

A edição mais recente do Relatório de Mobilidade da Ericsson, publicada nesta quarta-feira, 1, revela que a Internet das Coisas (IoT) irá superar os celulares como a maior categoria de dispositivos conectados até 2018. Entre 2015 e 2021, a expectativa é que o número de dispositivos conectados de IoT cresça 23% anualmente –  os aparelhos celulares que utilizam IoT tem a maior previsão de crescimento. Dentre os 28 bilhões de dispositivos totais que estarão conectados até 2021, aproximadamente 16 bilhões serão dispositivos de IoT.

A Europa Ocidental será a líder na adição de conexões de IoT – o número de dispositivos  neste setor está projetado para crescer 400% até 2021. Isso será impulsionado principalmente pelos requisitos regulamentares – como, por exemplo, para medidores  inteligentes de utilities –  e pela crescente demanda por carros conectados, incluindo a orientação de e-call da União Europeia, que tem a sua implementação planejada para 2018.
“A IoT está crescendo conforme os custos de dispositivos caem e os aplicativos inovadores surgem. A partir de 2020, a implantação comercial das redes 5G oferecerá recursos adicionais essenciais para a IoT, tais como divisão de rede e a capacidade de conectar exponencialmente mais dispositivos do que é possível hoje”, disse Carla Belitardo, vice- presidente de Estratégia e Sustentabilidade da Ericsson na America Latina e Caribe.
As assinaturas de smartphones continuam a aumentar e prevê-se que elas ultrapassem as de telefones básicos no terceiro trimestre deste ano. Em 2021, as assinaturas de smartphones praticamente dobrarão, passando de 3,4 bilhões para 6,3 bilhões. Segundo o relatório, o número de assinaturas móveis únicas é de 5 bilhões hoje, o que mostra essa o rápido crescimento da tecnologia móvel em um curto período de tempo.
O material também apresenta uma visão detalhada da mudança dos hábitos dos jovens: o uso de dados móveis de vídeos em smartphones cresceu 127% em 15 meses, considerando 2014 e 2015. Em um período de quatro anos (2011-2015), o tempo gasto assistindo TV e filmes em um aparelho de TV caiu pela metade e o de consumo de TV e vídeo em smartphones cresceu 85%. Essa tendência e o fato que essa geração de usuários são os maiores consumidores de dados para streaming de vídeo em smartphone – somando as conexões wi-fi e as celulares -, torna-os o grupo mais importante a ser analisado pelas operadoras.
Os dispositivos que suportam 1 Gbps estão previstos para a segunda metade de 2016 e inicialmente para mercados como Japão, EUA, Coreia do Sul e China, mas rapidamente se espalharão para outras regiões. Com esse lançamento, os usuários móveis poderão consumir conteúdo de uma forma mais rápida graças a esta tecnologia avançada, o que permitirá velocidades até dois terços mais rápidas de download em comparação com a tecnologia mais rápida disponível hoje. 
Confira outros destaques do Relatório de Mobilidade da Ericsson:
Cenário de crescimento global: as assinaturas de banda larga móvel crescerão quatro vezes mais no Oriente Médio e África, entre 2015 e 2021; o tráfego de dados na Índia crescerá quinze vezes até 2021; e apesar de ser o mercado mais maduro, o tráfego móvel dos EUA crescerá 50% só em 2016.
Tráfego de dados continua com o crescimento inabalável: o tráfego de dados móveis global cresceu 60% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2016, devido ao aumento do número de assinaturas de smartphones e do aumento do consumo de dados por assinante. Até o final de 2021, cerca de 90% do tráfego de dados móveis será de smartphones.
Assinaturas de LTE crescem a uma maior taxa durante o primeiro trimestre de 2016: havia 150 milhões de novas assinaturas durante o trimestre – impulsionadas pela demanda por uma melhor experiência do usuário e redes mais rápidas – atingindo um total de 1,2 bilhão ao redor do mundo. As velocidades de dados de pico de LTE de 1 Gbps são antecipadas para estarem comercialmente disponíveis em 2016.
Harmonização de espectro adicional necessária entre os países que planejam uma implantação antecipada do 5G: Espera-se que o 5G comece mais rapidamente do que o previsto, e a harmonização de espectro é necessária entre os países que planejam lançamentos antecipados. Esta é uma adição ao processo atual para WRC-19, que foca no espectro para implantações de 5G comerciais depois de 2020. 
O Relatório de Mobilidade da Ericsson é uma das análises de tráfego de dados móveis de referência disponíveis no mecado, fornecendo medições profundas de redes móvel espalhadas ao redor do globo. O relatório utiliza essas medidas e análises, em conjunto com previsões internas e outros estudos relevantes, para fornecer percepções sobre o tráfego atual e tendências de mercado na Sociedade Conectada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário