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quinta-feira, 9 de junho de 2016

Flores e rosas devem vender até 15% a mais

O segmento de floricultura é um dos poucos que deverão comemorar o aumento das vendas no Dia dos Namorados, mesmo neste período de crise. No Ceará, um dos principais produtores e exportadores de rosas do Brasil, empresários estimam um crescimento de 10% a 15%.
"Essa é uma data onde as flores são muito lembradas como presente devido à simbologia que carregam, sendo as rosas as mais procuradas, principalmente, as vermelhas. 


Entretanto, temos visto uma procura cada vez maior de outras cores e variedades, como os buquês, por exemplos, que têm uma demanda bastante alta nesse período", afirma a engenheira agrônoma da Rosas Reijers, Camila Reijers.
Apesar do cenário econômico, a Rosas Reijers, que atua no município de Ubajara, observou resultados positivos no primeiro trimestre de 2016. "Pelo preço baixo e acessível, as flores são lembradas pelos consumidores, não só para presentes, mas também para a decoração da casa", destacou a engenheira.
Praticidade
Outro fator é a facilidade que, atualmente, os supermercados oferecem aos clientes. Existem espaços de vendas dedicados aos mais diversos tipos de flores, com preços acessíveis, nos quais a praticidade, conforto e rapidez são os pontos altos neste processo de comercialização.
A expectativa do Extra e do Pão de Açúcar, que possuem espaços específicos para o produto, por exemplo, é crescer 10% na venda de flores dedicadas à data em comparação a igual período do ano anterior. As principais apostas dos estabelecimentos são nas rosas, orquídeas e também tulipas.
Já a diretora comercial da Cearosa, Gabriela Selbach, informa que 15% da produção da empresa são de rosas vermelhas.
Atuando na cidade de São Benedito, a empresa não estima elevação nas vendas para o Dia dos Namorados, pois o pico da sua produção é voltado para o Dia das Mães. "A gente tem expectativa de venda, mas não vamos ter muitas rosas para o Dia dos Namorados". A explicação é que a rosa tem um ciclo de vida de 55 a 60 dias. "Temos cerca de 30 dias entre o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Por isso, para nós, é impossível produzir em grande quantidade para as duas datas. Vamos vender o que temos", diz, lembrando que a procura por rosas coloridas também vem crescendo. "Mas, para os dias das Mães, Namorados e Mulheres, as vermelhas são as rosas preferidas dos clientes", acrescenta.
Oferta nas floriculturas
Segundo Roberto Ito, vice-presidente da Associação Cearense de Floristas (Aceflor), o setor está preparado para a realidade do mercado. Ele conta que, mesmo sendo uma data tradicional, o Dia dos Namorados está se firmando, sendo sempre necessário o apelo publicitário. Além disso, devido ao momento econômico e problemas na produção, a oferta estará cerca de 10% menor do que no ano passado.
Importação
Com isso, os preços das peças estarão mais altos. Ito conta que, após o Dia das Mães, foi necessário comprar folhagens e complementos de outros estados, já que os pequenos produtores não estavam mais conseguindo manter a produção devido à falta de água. "Em São Paulo, parte da produção também sofreu com a geada. Para o produtor, o impacto dessa situação foi de 15%".

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