Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2016

CSP firma parceria para realocar trabalhadores

Para dar mais agilidade à reinserção no mercado de trabalho das pessoas que atuaram na construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), será assinado hoje um termo de Cooperação Técnica entre a Companhia e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Estado do Ceará. Com a assinatura do acordo, entrará em operação amanhã um Posto Avançado do Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho(Sine/IDT), situado ao lado da CSP, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

A unidade tem foco na recolocação no mercado de trabalho de profissionais que trabalharam na construção do empreendimento, com serviços de capacitação, inscrição para emprego, captação de vagas e intermediação de mão de obra em empresas parceiras do setor.
O suporte técnico-operacional, o monitoramento e a execução das atividades do novo posto ficam por conta da STDS. A CSP cedeu a estrutura física do posto.
O acordo que será firmado entre a Companhia e o Estado também tem a proposta de ampliar o Projeto Janela de Oportunidades (PJO), iniciativa de recolocação dos profissionais demitidos das obras da CSP, realizada em parceria com a PEC (responsável pela construção da Siderúrgica) e outras empresas que estão chegando ao Pecém para compor a cadeia produtiva da Companhia. O PJO também é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-CE), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE) e Sine/IDT.
A iniciativa atua com orientação profissional para a obtenção de empregos, encaminhamento para o preenchimento de vagas em empresas carentes de mão de obra, capacitação profissional e qualificação em empreendedorismo e educação financeira.
Balanço
Em funcionamento desde outubro de 2015 e programado para seguir até o final de 2016, o PJO realizou 24 oficinas de orientação profissional, disponibilizou 2.293 vagas e teve a admissão de 1.097 profissionais em empresas contratadas para fase de operação da CSP e outras situadas no Cipp, segundo dados de maio de 2016 do Sine/IDT, fornecidos pela Siderúrgica.
Em 2013, a CSP previa contratar 23 mil pessoas no pico das obras para a construção do empreendimento. Quando estiver em operação, a previsão é de 4 mil empregos diretos e 12 mil indiretos na Companhia.
A reportagem solicitou à CSP as quantidades de pessoas que foram efetivamente contratadas para as obras do empreendimento, de pessoas que já foram desligados e das que serão demitidas até a conclusão do empreendimento. Mas a Companhia não enviou as respostas até o fechamento desta edição.
Cerimônia
A assinatura do acordo entre o Estado e a Siderúrgica acontece hoje, às 10h, no gabinete da STDS. No ato, estarão presentes o gerente geral de Sustentabilidade e Competitividade da CSP, Erasmo Pereira, a gerente de Relações com a Comunidade da CSP, Cristiane Peres, o secretário da STDS, Josbertini Virgínio Clementino, o presidente do IDT, Gilvan Mendes, e o assessor especial da presidência do IDT, Antenor Tenório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário