Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Um dia de festa...

Ceará

A chama olímpica ficará por três dias no Ceará e percorrerá 12 municípios. O trajeto terá início em Aracati, na terça-feira, 07/06. No primeiro dia em solo cearense, passará ainda por Aquiraz e Fortaleza. A tocha passa no segundo dia, por Caucaia, Itapajé, Irauçuba, Forquilha e Sobral. No terceiro e último dia, o símbolo olímpico passaará por Massapê, Granja, Camocim e Barroquinha, encerrando o ciclo em solo cearense.

Um dia de festa em Aracati...

 PILARESEspírito Olímpico – Presente na textura triangular que remete aos 3 valores Olímpicos (excelência, amizade e respeito) e no efeito de flutuação dos segmentos, inspirado nos corpos dos atletas voando no ar. Diversidade Harmônica – Um eixo multicomposto expressa união e diversidade, com partes individuais que formam um conjunto. Energia Contagiante – Os segmentos se abrem e liberam energia para o momento do beijo (quando a chama passa de uma tocha para outra). 

História
Essa é uma história de quase 3 mil anos. Na Grécia Antiga, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Para assegurar sua pureza, as chamas eram acesas por meio de uma “skaphia” – espécie de espelho côncavo que converge os raios do sol para um ponto específico.
Para manter a tradição, esse ritual é realizado até hoje. De 90 a 100 dias antes de cada edição dos Jogos, a chama Olímpica é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. O cenário original é recriado para a solenidade, com mulheres caracterizadas como “sacerdotisas” para acender a chama.
Uma vez acesa, a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento, até a cidade-sede dos Jogos. Na rota, uma série de festividades anunciam a chegada do evento. O revezamento termina com o acendimento da pira Olímpica na cerimônia de abertura.
Revezamento
Ao longo de 95 dias, 12 mil pessoas participam do revezamento da Tocha Rio 2016. Elas têm a missão de conduzir a chama Olímpica pelo Brasil, envolvendo todo país no clima dos Jogos.
Na rota, estão mais de 300 cidades e os 27 estados do país. Um total de 20 mil quilômetros em terra e 10 mil milhas aéreas em trechos das regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.
Cada condutor leva a chama por cerca de 200 metros – vale lembrar que o que é passado no revezamento é a chama Olímpica, acesa na Grécia, e não a tocha. A parada-final da chama é a cerimônia de abertura, no Maracanã, onde a pira Olímpica é acesa, dando início aos Jogos.
O que os 12 mil condutores têm em comum? São pessoas que fazem a diferença, seja no esporte ou em suas comunidades. Eles foram selecionados a partir de quatro campanhas diferentes, promovidas pelo Comitê Rio 2016 e pela Coca-Cola, Nissan e Bradesco, patrocinadores oficiais do revezamento.


Condutores da Tocha em Aracati, de acordo com indicação do munícipio, e dos patrocinadores do evento, com o nº do percurso de seu trajeto:

01 – Rua Dragão do Mar, 719-859
Rhuan     Cavalcante
Bradesco       
02 – Rua Dragão do Mar, 589-645
Afrânio   André
Bradesco       
03 – Rua Dragão do Mar, 419
Tereza Augusta de Carvalho Carneiro
Município      
04 – Rua Dragão do Mar, 121-129
Francisco Elione de Sousa Silva
Município      
05 – Rua Joaquim Ponciano, 937
Heloisa   Amarante     
Coca-Cola     
06  – Rua Cel. Alexanzito, 316
Nayara   Marques
Coca-Cola     
07 – Rua Cel. Alexanzito, 514-520
Ernane    Lopes Martins      
Nissan   
08 – Rua Cel. Alexanzito, 706
Roberto  Rodrigues     
09 – Rua Cel. Alexanzito, 884-890
Fabiano  dos Santos   
Rio 2016 Public Programa 
10 – Rua Cel. Alexanzito, 1100
Luciana  de Castro      
Coca-Cola     
11 – Rua Cel. Alexanzito, 1292
Luana Gamas Pessoa Araújo    
Correios – Primeira Carteira da cidade    
12 – Rua Cel. Alexanzito, 1490
André Carvalho    
TAM
       
13 – Rua Cel. Alexandrino, 1678-1680
David      Freitas
Communications 
Programação
07h – Inicio das manifestações culturais (Largo da Matriz)
– Banda Municipal Jacques Klein
08h06 – Acolhida da Banda Eulina Freire
08h12 – A Tocha Olímpica é acesa e começa o percurso por Aracati (em frente ao HMED)
Celebração (Largo da Matriz)
– Exposição da Tocha Olímpica
– Palavra do prefeito Ivan Silvério
– Homenagem à professora Haydée de Sena
Manifestações Culturais
– Programa Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens
– Dança do Coco (Majorlândia)
– Capoeira (Canoa Quebrada)
Revezamento
08h27 – Retomada do percurso do revezamento (Rua Cel. Alexanzito)
08h48 – Encerramento do revezamento em Aracati e inicio do deslocamento para Aquiraz.



Design da Tocha
A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.
Entre os principais atributos de inovação da Tocha Rio 2016, estão os segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.
O Céu – O ponto mais alto da Tocha Olímpica é representado pelo Sol, que, assim como o brasileiro, brilha e ilumina por onde passa. Sua cor remete ao ouro, símbolo da conquista máxima dos Jogos.
As Montanhas – A beleza natural do Rio, expressa nas curvas verdes de seus morros e vales.
O Mar – Ondulações azuis, orgânicas e fluidas representam o mar, tão presente nas paisagens do Brasil e do Rio.
O Chão – Nossa terra, que faz parte da nossa história. Representada pelo calçadão de Copacabana, o pedacinho de chão mais famoso do Brasil.

Natureza Exuberante – Recortes revelam as formas orgânicas da natureza do Rio e as cores do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário