Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Candidatos a bolsa do Fies têm até esta quinta para se inscreverem

Com menos bolsas, os candidatos interessados no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre devem realizar a inscrição até as 23h59 desta quinta-feira (29).
Os candidatos devem ser inscrever apenas pela internet, no site da seleção do Fies (http://fiesselecao.mec.gov.br/). Não há cobrança de taxas e as instituições de ensino superior devem garantir acesso gratuito à internet para inscrição.

Ao todo, o MEC (Ministério da Educação) oferta 75 mil novas vagas. Contudo, desde o ano passado, a oferta de vagas do programa federal tem caído. No primeiro semestre, segundo ministro Mendonça Filho (Educação), foram 147 mil vagas disponibilizadas.
A novidade desta edição é a ampliação da renda mensal bruta per capita de 2,5 para 3 salários mínimos, ou seja, de R$ 2.200 para R$ 2.640, para ter acesso às bolsas do programa. No dia do anúncio, o ministro ressaltou que o objetivo da iniciativa era ampliar o acesso às bolsas de estudos para famílias que também faziam parte do perfil do programa federal, mas que não eram atendidas.
Além de cumprir o critério de renda, poderão se inscrever os candidatos que ainda não tenham concluído o ensino superior, mas tenham obtido média acima de 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição do exame de 2010, e nota superior a zero na redação.
O candidato ao Fies poderá indicar apenas um único curso e turno de graduação de seu interesse. Ao longo do período de inscrição, o estudante poderá alterar sua opção de vaga.
Resultado
O resultado do Fies será divulgado no dia 30 de junho. Na mesma data, será divulgada uma lista de espera, para o caso de disponibilidade de vagas após a rodada de oferta. No dia 1° de julho, os pré-selecionados terão de concluir a inscrição no SisFies (Sistema Informatizado do Fies). Já os estudantes da lista de espera que forem pré-selecionados deverão concluir sua inscrição no SisFies no prazo de cinco dias úteis.
Segundo o edital, a escolha dos estudantes no site da seleção do Fies "assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram, (...) estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies -Sisfies".

Nenhum comentário:

Postar um comentário