Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ação de apreensão de cães pelas ruas e praias de Aracati

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (15/06) no prédio do SEBRAE, uma reunião para discutir sobre a operação da carrocinha para apreensão de animais em Aracati. A ação foi uma solicitação de empresários da praia de Canoa Quebrada após "alguns incidentes envolvendo animais soltos pelos seus proprietários e, em um desses casos, semana passada ocasionou grande transtorno junto a turistas que manifestaram o desejo de não mais voltar a frequentar a praia". O relato foi levado ao conhecimento da secretaria de saúde municipal que encaminhou solicitação de providências a SESA/CE que enviou a 'carrocinha' para trabalho de captura dos animais soltos em Aracati.

O intuito da reunião foi entrar em entendimento com representantes de órgãos interessados tanto em preservar a saúde e segurança das pessoas quanto ao respeito às leis contra crimes de maus tratos a animais. Participaram da reunião; Dra. Ana Alice (Saúde), Sr. Manuel Diniz (carrocinha), Dra. Samile de Andrade (veterinária do município), Luís Nogueira (Associação de Empresários de Canoa Quebrada), Marcos Vieira (secretário de cultura e turismo municipal), Sandro Guimarães (conselheiro da APADA), Reginaldo Gondim (chefe setor de endemias) e Lívia Rebouças Pres. APADA)

Ao final da reunião, ficou acordado algumas parcerias entre todos os participantes, com intuito de fazer o resgate dos animais tanto nas praias quanto na sede do município, sempre visando o melhor em termos de ações que favoreçam os transeuntes e os próprios animais que são amparados pelas leis de proteção.

Após a captura dos cães, o setor de endemias coletará material dos animais que serão avaliados e caso apresentem doenças incuráveis, sendo as mais comuns as doenças de 'calazar' e 'raiva', os mesmos serão submetidos a eutanásia e os animais saudáveis serão disponibilizados para adoção.

Os proprietários dos animais terão o prazo de três dias para resgate mediante assinatura de termo de compromisso e caso voltem a deixar os animais expostos pelas vias públicas, poderão ser responsabilizadas judicialmente por colocar em risco a saúde e integridade física das pessoas e/ou por abandono e maus tratos contra animais.

Serviço

O Senhor Manuel Diniz informou que; “sempre procura conversar com vizinhos das imediações onde se encontram os cães e pergunta se conhecem o dono”. Ele informou também que o horário de trabalho da carrocinha é de 05 às 8:30 da manhã e no período da tarde, das 16 às 17:30h.


Também foi sugerido que a Prefeitura Municipal de Aracati possa agilizar projetos visando o controle de natalidade de animais errantes através de programas de ‘castração’. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário