Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2016

32% gastam mais do que podem para presentear

Apesar da previsão de queda de 17% nos gastos dos brasileiros com presentes para o Dia dos Namorados apontada pela sondagem do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 32,2% dos entrevistados no levantamento admite que gasta além das próprias condições financeiras para presentear o parceiro ou parceira. Do total de pessoas que vão fazer compras para a data neste ano, 31,4% reconhecem que estão com o nome sujo.

Os namorados não só excedem os gastos, como também devem recorrer mais ainda ao cartão de crédito para tentar agradar na data. O pagamento à vista em dinheiro deve ser a forma utilizada por quase metade (47,1%) dos entrevistados, mas o parcelamento no cartão passou de 15,7% no ano passado para 20,1% em 2016. Outros meios de pagamento usuais neste ano deverão ser o cartão de crédito à vista (15,5%) e o cartão de débito (11,6%).
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, em um momento em que as pessoas estão inseguras em seus empregos, comprar o presente à vista em dinheiro pode ser uma boa alternativa para fugir do endividamento. Entretanto, ela chama a atenção para o crescimento na quantidade de quem vai parcelar. "O ideal é evitar o abuso de parcelamentos para evitar o comprometimento da renda com prestações", orienta. Em 2015, as compras do Dia dos Namorados deixaram um em cada dez entrevi stados inadimplentes.
Vendas com cheque
Para a data comemorativa, as compras com cheques devem crescer 8% no Nordeste, como aponta o estudo apresentado pelo TeleCheque, serviço oferecido pela MultiCrédito.
"Com o cenário de mercado restritivo em relação ao crédito, o cheque vem se consolidando como uma alternativa para o consumidor", afirma Flávio Vaz Peralta, vice-presidente comercial da MultiCrédito.
Presentes acessíveis
"Mudam os tipos de presentes e os valores, mas as pessoas continuam presenteando. Existe uma limitação de bolso, mas existe bolso", explicou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Severino Neto, que espera uma estabilidade nas vendas para a data, em comparação a igual período de 2015, o que seria "uma vitória" para o comércio cearense. Em anos anteriores, o ticket médio dos presentes era de R$ 100, em 2016, ele acredita que será menor.
Peças de vestuário, chocolate, bijuteria, flores e livros estão entre os produtos mais procurados. "Há uma expectativa positiva para os shoppings, sendo esperado alta de 5% nas vendas. Para o fluxo espera-se um aumento de até 20%", enfatizou a coordenadora regional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Jacqueline Braga, ressaltando que os shoppings estão usando a criatividade, utilizando várias estratégias para atrair os consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário