Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2016

15 municípios descumprem meta

A campanha de vacinação contra a Influenza no Ceará se encerrou no dia 27 de maio, com o Estado chegando ao total de 88,12% do público-alvo imunizado, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Dos 184 municípios, 15 ainda não atingiram a meta do Ministério da Saúde, de vacinar 80%. A Pasta, contudo, não divulgou os nomes das cidades. Em todo Estado, 10 óbitos e 36 casos da doença foram registrados até segunda-feira (6).

Embora tenha atingido a meta geral, Fortaleza continua a campanha para as gestantes e crianças até sexta-feira (10). Esses grupos não atingiram a meta na Capital. No Ceará, foram imunizadas 1.565.454 pessoas. "A campanha deste ano foi atípica e as pessoas que se encontrava no público-alvo procuram os postos para se vacinarem", diz a coordenadora de imunizações da Sesa, Ana Vilma Braga.
Crianças
O público-alvo para a vacinação é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres que passaram por parto até 45 dias), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
A Secretaria avalia como positivos os número atingindo pelo Estado. "A cobertura de vacinação do Ceará foi boa: dos 184 municípios, só 15 não atingiram ainda a meta, mas já estão com mais de 73% da pessoas vacinadas", relata Ana Vilma. Ainda de acordo com a coordenadora, os municípios que já atingiram meta estabelecida, não terão reposição da vacina.
A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com as secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Pode ocorrer por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com as mucosas, da boca, olhos ou nariz. Cuidados simples como lavar as mãos, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são formas de prevenção
Hoje, haverá vacinação na praça central Shopping Iguatemi, das 13 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário