Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2016

Sobe 10,4% número de inscritos no Enem 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2016, soma 537.626 inscritos no Ceará, 10,46 % a mais que a edição de 2015, quando 486.678 candidatos do Estado realizaram a pré-inscrição no processo seletivo visando o ingresso no ensino superior. Em todo o Brasil, 9.276.328 pessoas estão inscritas, total 9,42% a mais que o ano anterior. O balanço foi apresentado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, ontem, durante coletiva de imprensa na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O Ceará é o quinto estado com o maior número de inscrições e o segundo do Nordeste. São Paulo tem o maior número de candidatos, com 1.515.368 inscritos. O montante, no entanto, pode variar, já que o Inep valida a inscrição somente após o pagamento da taxa de R$ 68,00, que pode ser realizado até às 23h59 desta quarta-feira (25). O prazo para inscrições terminou na última sexta-feira, dia 20 de maio.
O Estado teve, ainda, 81.764 pedidos de certificação por meio do Enem, quando o estudante solicita o certificado do Ensino Médio por meio da realização do Exame. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, tendo 4h30 de duração no sábado e 5h30 no domingo. No primeiro dia, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e no segundo, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática.
Aplicativo
A partir do dia 1º de junho, os candidatos poderão acompanhar o andamento da inscrição, assim como ter acesso às informações ao longo das etapas do exame por meio do aplicativo Enem 2016, liberado para dispositivos móveis.
Durante a apresentação do balanço, o ministro Mendonça Filho afirmou que a edição deste ano será transparente e com segurança, servindo como exemplo de qualificação para a educação. Destacou, ainda, manter o compromisso com os principais programas da área.
No Ceará, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) disponibiliza aos estudantes o Portal Aluno Online, site com conteúdos específicos para o Enem e que pode ser acessado gratuitamente em computadores ou dispositivos móveis.
A nota do Enem é utilizada como critério de acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). As provas também são utilizadas como requisito para solicitação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para participar do programa Ciência sem Fronteiras ou para o ingresso em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Mais Informações
O edital do Enem 2016 está disponível no endereço www.Enem.Inep.Gov.Br
Em caso de dúvidas, os candidatos podem ligar para o 0800-616161

Nenhum comentário:

Postar um comentário