Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Dez escolas ocupadas em apenas uma semana

O processo de ocupação das escolas públicas do Ceará completou, nesta quinta-feira (5), uma semana desde a primeira ação dos estudantes. Na tarde de ontem, mais cinco unidades de Fortaleza e de Juazeiro do Norte foram ocupadas pelos alunos, totalizando dez unidades em todo o Estado. Eles reivindicam melhores estruturas, maior qualidade na merendar escolar, passe-livre estudantil, além de apoiarem a greve dos professores, iniciada no último dia 25 de abril.Somente ontem, estudantes começaram o protesto nas escolas Professor Jáder Moreira de Carvalho, na Serrinha; Mariano Martins, no Henrique Jorge; Dom Lustosa, no Edson Queiroz. Em Juazeiro do Norte, as escolas Presidente Geisel e Dona Maria Amélia Bezerra também passaram a integrar a manifestação.
Na Escola Adauto Bezerra, na Capital, ocupada desde quarta-feira, cerca de 100 alunos se revezam. "Fizemos uma reunião. Como houve grande apoio dos alunos, decidimos ontem ocupar a escola. Uma média de vinte alunos dormiram aqui. A gente está se adaptando e se organizando para preparar um calendário para próxima semana, onde queremos colocar atividades culturais, debates e oficinas. Temos comissões para limpeza, comunidade e segurança", afirma o aluno Matheus Lopes, 17.
Modelo
A Escola Adauto Bezerra é vista como modelo, mas tem problemas, dizem os alunos. "Nossos pedidos não são luxo. Não temos uma boa estrutura na escola. O que estamos pedindo é o mínimo, os nosso direitos. Quem vive e estuda no Adauto sabe dos problemas. As pessoas dizem que nossa escola é modelo, mas passamos por dificuldades para conseguir nossos resultados", relata Raphaela Esther, 16.
Os jovens pedem doações de alimentos à população, produtos de higiene ou limpeza. Os estudantes contam com o apoio da direção da unidade. "Os movimentos dos professores e alunos são complementares. Algumas reivindicações, como melhorias na estrutura, são iguais. Estamos apoiando os alunos", confirma o diretor Otacilio Bessa.
O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca) apoia os estudantes em relação ao respaldo jurídico, de acordo com a assessora jurídica do Centro, Dillyane Ribeiro "A gente está trabalhando para que eles possam entender suas pautas e as possibilidades. Verificamos que os recursos da merenda escolar não estão sendo utilizado por completo. De 25% da verba que devia ser utilizada até esse período do ano, apenas 3,8% foi aplicada no ensino médio e 2,5% no Fundamental".
Segundo o Ministério da Educação, os dados são de responsabilidade da Seduc, que não deu detalhes sobre esses dados. Em relação às ocupações, a Seduc continua reforçando que "está aberta ao diálogo com alunos e também professores. A Seduc afirma que não impedirá o acesso dos alunos à escolas desde que exista o respeito ao patrimônio das unidades".
Unidades ocupadas
1. EEFM João Mattos - Montese
2. Escola Irapuan Cavalcante Pinheiro - Conjunto Esperança
3. Caic Maria Alves Carioca - bairro Bom Jardim
4. Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco - Damas
5. EEM Adauto Bezerra - Bairro de Fátima
6. EEFM Professor Jáder Moreira de Carvalho - bairro Serrinha
7. EEM Mariano Martins - Henrique Jorge
8. EEFM Dom Lustosa - Edson Queiroz
9. EEFM Presidente Geisel - Cidade de Juazeiro do Norte
10. EEFM Dona Maria Amélia Bezerra - Cidade de Juazeiro do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário