Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Votos pró impeachment já são suficientes para derrotar governo, segundo levantamento

O número de deputados federais que manifestaram o voto a favor da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff atingiu o mínimo necessário para encaminhar a investigação ao Senado. São 343 votos pró afastamento da chefe do executivo, o que representa mais de dois terços do 513 parlamentares da Câmara. 

As intenções dos deputados foram levantadas pelo Estadão e publicadas peloDiário do Nordeste em parceria com o jornal paulistano. Até a publicação da matéria, 128 manifestaram voto contra o impeachment (o mínimo necessário para impedir o prosseguimento do processo é 171). 28 parlamentares não quiseram responder e 15 se dizem indecisos.
No Ceará, o apoio à continuidade de Dilma no cargo é maior. São 11 votos contra o impedimento e 8 a favor. Dois não responderam e um está indeciso.
No Senado
Passando na Câmara, o processo é levado ao Senado, onde, após análise de uma comissão, poderá ser levado ao plenário de lá. Se isso acontecer e os votos dos senadores por maioria simples, ou seja, 41 votos, for pró impeachment, a presidente será afastada do cargo por 180 dias, até o julgamento do processo, e o vice Michel Temer assumirá. 
A perspectiva é de que isto deva acontecer, pois o levantamento mostra, no momento, que 43 senadores devem votar pelo afastamento
Discussões têm início nesta sexta-feira (15)
Tem início nesta sexta-feira (15) a discussão que culminará com a votação do processo de impeachment no domingo (17). A sessão no plenário da Câmara dos Deputados está prevista para iniciar às 8h55, com a avaliação do relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), a favor do impedimento. 
Os autores do pedido, os juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. E Janaína Paschoal, terão 25 minutos para expor os seus argumentos. Em seguida, a defesa de Dilma terá mais 25 minutos, tempo que deverá ser utilizado pelo advogado-geral da união, José Eduardo Cardozo. Na sequência, cada partido terá uma hora para falar, tempo que será dividido por até cinco parlamentares. Será seguida a ordem da maior para a menor bancada e realizadas sessões sucessivas até que todos tenham concluído as suas falas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário