Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Pesquisa garante que zika causa microcefalia

Washington. Um estudo produzido pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), principal instituição de pesquisa de saúde do governo americano, e publicado no "New England Journal of Medicine" ontem, concluiu que o vírus da zika de fato causa microcefalia.É o primeiro estudo em publicação de grande relevância que afirma categoricamente que existe essa relação.

Até então, mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) vinha adotando um tom mais cauteloso, indicando apenas haver fortes evidências da relação, sem considerá-la totalmente comprovada. A pesquisa divulgada ontem não apresenta novas evidências além das já conhecidas, mas chega à conclusão da relação de causa usando os dados que já havia disponíveis e submetendo-os a uma metodologia de sete itens chamada "Critérios de Shepard". A relação de zika e microcefalia preenche totalmente cinco dos critérios e parcialmente um deles.
Os autores também defendem que admitir que o vírus da zika é causador de microcefalia pode ajudar na compreensão do público e em sua adesão a estratégias de prevenção da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário