Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2016

WhatsApp pode ser bloqueado novamente no Brasil

Delegado Fabiano Barbeiro que, em 2015, solicitou a suspensão do WhatsApp no Brasil, em debate na CPI dos Crimes Cibernéticos, na Câmara dos Deputados, no último dia 01/03, avaliou que não é difícil que o serviço seja novamente bloqueado. Ele pediu na época informações sobre suspeitos de envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Isso porque a empresa ainda não liberou informações sobre investigados.

O delegado afirmou que está indignado com a postura do serviço que segue não liberando a informação. "Eu não consigo conceber o fato ou a alegação de que a empresa não tenha capacidade técnica de atender esse pedido. O que eu acredito, sim, é que existem razões comerciais para que ela mantenha esta resistência. Eu não acho isso justo, não acho isto válido e não acho que isso deve se sobrepor às nossas leis", afirma.
A presidente da Comissão, a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), ponderou que deve haver uma solução que não puna a sociedade, mas que permitam investigações policiais, quando necessário. "O grande problema é que o WhatsApp se tornou uma ferramenta de uso diário das pessoas, facilitando a comunicação, não só do dia a dia, mas também de trabalhos, interrelações, de grupos e a gente percebe que as pessoas ficaram muito chateadas com a suspensão do serviço. Porém, a gente entende, até pela fala do usuário que vários crimes podem ser desvendados através de informações relacionadas com o WhatsApp. Então a gente precisa criar um mecanismo para dar proteção ao usuário sem perder a privacidade", afirmou Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário