Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2016

Participação da mulher no mercado de trabalho caiu de 49,1% para 47,8%

A participação da mulher no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Fortaleza caiu de 49,1% para 47,8% entre 2014 e 2015, segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego Mulher (PED Mulher), divulgada nesta quinta-feira (3) pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e o SINE/CE.


A taxa de participação masculina no mercado de trabalho da região passou de 66,8% em 2014 para 66,0% em 2015, mas as mulheres foram as mais afetadas. A taxa de participação feminina é, historicamente, menor que a dos homens. Os dois resultados, de ambos os sexos, sinalizam desestímulo de trabalhadores e trabalhadoras quanto às reais possibilidades de obtenção de trabalho.
No mesmo período, a redução da população economicamente ativa (PEA) - que recuou 1,0% ou 18 mil - decorreu principalmente da diminuição da PEA feminina, que registrou queda de de 1,2% (-10 mil). A PEA feminina encolheu mais rapidamente, em termos relativos e absolutos, que a dos homens, elevando mais intensamente a inatividade entre elas.
O número de mulheres inativas aumentou 4,4% e o de homens, 3,2%, no biênio 2014/2015. Além disso, as taxas de participação das mulheres são bem menores, o que indica uma presença feminina menos expressiva no mercado de trabalho. Apesar da presença inferior no mercado em relação aos homens, elas constituem importante parcela da força de trabalho da região,representando 45,1% de toda a força de trabalho da Região Metropolitana de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário