Uma parceria firmada ontem entre a Prefeitura de Fortaleza e a Microsoft
será a porta de entrada para a empresa de tecnologia consolidar sua marca no
Estado e se tornar parceira de empresas cearenses. De olho no mercado local, a multinacional
iniciará investimentos nas áreas de educação e empreendedorismo, com o objetivo
de ampliar o acesso da população fortalezense à tecnologia e à inovação.
O protocolo de intenções assinado pelo titular da Secretaria Municipal
do Desenvolvimento Econômico (SDE), Robinson de Castro, e pelo diretor de setor
público da Microsoft Brasil, Milton Larsen Burgese, prevê a disponibilização de
conteúdos de capacitação de Tecnologia da Informação gratuitos para jovens e
empreendedores da Capital; plataforma digital para a Secretaria de Educação com
acesso gratuito de alunos e professores; aplicativo "Microsoft Cidadão
Conectado", que possibilitará interação dos cidadãos com a Prefeitura para
informar problemas na Cidade; além de doação de softwares para Organizações Não
Governamentais (ONGs) parceiras do Município.
Também por meio da parceria, será implementado o programa BizSpark, que
fomenta o empreendedorismo e desenvolvimento de startups, com acesso a software
de alta tecnologia, suporte técnico, treinamento de negócios e gerenciamento,
com duração de três anos. Segundo Burgese, o projeto piloto contemplará doze
startups do Cuca Barra, mas, até o meio do ano, o programa poderá ser acessado
por outras microempresas da Capital, cearense mediante validação da SDE
municipal.
"A Prefeitura é mais do que uma porta de entrada. É um fator para
alavancar. Nós buscamos realmente um modelo de parceria. Não temos interesse de
desenvolver nada sozinhos", afirma, justificando o critério de parceria
das startups e ONGs com o executivo municipal.
Inclusão digital
Conforme o diretor da Microsoft, o objetivo maior da parceria é
propiciar a inclusão digital. "A tecnologia é uma das ferramentas mais
inclusivas hoje em dia. Costumo dizer que atrás de um tablet ou de um smartphone
não se consegue diferenciar ricos e pobres. A nossa ideia é buscar formas de
fazer com que a tecnologia chegue ao maior número de pessoas, gerando o maior
impacto positivo na vida delas".
Negócios
Mesmo reforçando o foco da Microsoft na inclusão digital, o executivo
não descarta o interesse da empresa no mercado cearense. "É um mercado
importante. A Microsoft vive de fomentar negócios e parcerias. E existem
empresas super relevantes aqui no Estado. É uma economia forte, que está em
desenvolvimento. O Ceará cresce em taxas diferentes da maioria dos estados
brasileiros. Então, obviamente, temos um interesse muito grande em solidificar
a marca como uma grande parceira para todas as empresas locais", frisa.
Ele destaca ainda que a parceria proporcionará também mão de obra
qualificada.
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