Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

Grupos recontam a Paixão de Cristo em espetáculos públicos

Recontar uma das histórias mais conhecidas em todo o mundo já é tradição para diversos grupos de Fortaleza e Região Metropolitana, que anualmente preparam apresentações da Paixão de Cristo, representando os momentos finais da vida e a ressurreição da referência mais importante para os seguidores do Cristianismo.

O sentimento em perpetuar o relato bíblico que baseia a crença na salvação dos homens é o mesmo em cada um dos grupos. No entanto, a diversidade criativa e as abordagens em cada espetáculo teatral trazem maneiras diferentes de apresentar a mesma mensagem de amor, seja em um palco tradicional ou em peregrinação pelas ruas do bairro.
Pelo quinto ano, a Comunidade Católica Shalom apresentou ontem, no Ginásio Paulo Sarasate, o espetáculo A Paixão de Cristo, com público de 8.000 pessoas, segundo a organização, e elenco de 115 participantes, alternando-se nas cenas com números de dança e apresentações musicais. "Essa é uma Paixão de Cristo diferente, pois não segue um andamento cronológico. É uma narração de João, conhecido como o discípulo amado. Trazemos a ótica dele, do amor, do sentir-se amado", comenta a diretora da peça, Milza Gama.
Celebração
Outro diferencial da apresentação foi a participação de dois atores no papel de Jesus Cristo, um deles exclusivo para as cenas de sofrimento na cruz. Nesse papel, Anderson Uchôa, 40, já participa de encenações da vida de Cristo há cinco anos, expôs como se preparou para o momento. "Perdi cerca de 15 quilos para interpretar o personagem. Não é só uma preparação física, mas espiritual também. Temos que viver de fato a Quaresma, fazendo sempre um momento de reflexão e introspecção", afirma.
E se a Bíblia conta que o próprio Jesus afirmou ser das crianças o reino de Deus, são os pequenos que dão o tom da emoção no Bairro Ellery. Com cerca de 50 crianças e adolescentes desde os seis anos de idade, a Paixão de Cristo do bairro Ellery já tem mais de vinte anos de tradição, sendo os últimos nove com elenco infanto-juvenil.
A apresentação será no dia 25 de março, percorrendo as ruas do bairro, a partir das 7h. "Neste ano, vamos discutir a Campanha da Fraternidade, que traz o tema da Casa Comum. Então, após cada cena, vamos fazer reflexões sobre a questão do desperdício da água, saneamento básico e a conscientização ambiental", expõe o diretor da apresentação, Wescley Sacramento.
A dedicação para o sucesso da apresentação se vê na entrega dos jovens para compor os personagens. Uma das mais velhas no grupo, Jordana Gomes, 17, interpreta Maria, a mãe de Jesus, é uma das responsáveis pelas cenas de maior emoção durante a peça. "Participo há nove anos e desde a minha terceira vez eu faço o papel de Maria. Para mim é um grande presente, por ser tão nova, mas já ter essa responsabilidade. Tento sempre passar para as pessoas o sofrimento de uma mãe perdendo o filho, principalmente sendo Jesus e sabendo que ele não merecia aquilo".
Já o intérprete do personagem principal, Antônio Carlos Soares, de 18 anos, também busca retratar com o sentimento e fidelidade aos últimos momentos de Cristo antes da ressurreição. "Quando você vê que o resultado sai bem feito é muito gratificante. Imaginar como Jesus sofreu é realmente muito difícil, mas queremos que as pessoas vejam o que ele passou", coloca.
Em Itaitinga, na Região Metropolitana, a representação da Paixão de Cristo figura no calendário oficial do município. Em sua 12ª edição, o espetáculo terá mais de 150 pessoas à frente do palco e bastidores, sendo apresentado gratuitamente, amanhã, na Praça de Eventos do Centro de Itaitinga, às 20horas.
Cenários
"Esse ano, incluímos algumas cenas e temos novos cenários. É um grande evento na cidade, com público de mais de cinco mil pessoas. Esse ano, inclusive, a Prefeitura disponibilizará alguns ônibus para que pessoas que morem mais afastadas possam assistir à peça", conta o diretor Luciano Bento.
Produzida pelo Grupo de Teatro Acauã, a peça cria uma boa expectativa nos moradores da região. "Já é uma tradição. As pessoas esperam e se emocionam muito no dia, porque é uma história muito marcante. Por isso sempre procuramos inovar na maneira de contar a história", diz.
Apresentações
Bairro Ellery
Praça da Associação do Bairro Ellery e Monte Castelo, dia 25 de março, às 7h, gratuito
Aldeota
Grupo União de Jovens com Cristo, dia 25 de março, às 18h, Conjunto São Vicente de Paulo (Rua General Tertuliano Potiguara, Aldeota), gratuito
Centro da cidade
Gólgota Grupo Populart, Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500), dia 22 de março, às 18h, entrada gratuita.
Itaitinga
Grupo de Teatro Acauá, Praça de Eventos do Centro de Itaitinga, dia 25 de março, às 20h, entrada gratuita.
Pacatuba
Paixão de Cristo de Pacatuba, dias 24 e 25 de março, às 19h, no Anfiteatro da Paixão (Praça da Matriz, Pacatuba). Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário