Sobral A rede municipal de ensino deste Município conquistou, mais uma vez o
melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo
Centro de Liderança Pública (CLP), que leva em conta a qualidade da formação
dos professores na escolas, a média de hora-aula por dia, a experiência dos
diretores no cargo e o atendimento na rede infantil. O resultado, divulgado no
fim de fevereiro, mostra que o Sobral ficou em primeiro no ranking nacional que
aponta as 500 melhores cidades brasileiras em Educação.
O Município alcançou 6,1 pontos, seguido por Groaíras (5,9) e Porteiras (5,9).
Mas, apesar do destaque de oportunidade educacional conquistado pelos
municípios brasileiros com colocação acima da média nacional, o levantamento
informa que o Brasil deixa a desejar quando se leva em consideração o total
alcançado ao medir os resultados de todas as redes municipais de ensino
(público ou privado) com crianças de 0 a 17 anos. Numa escala de 0 a 10, o País
chega a apenas 4,5 pontos.
Esforço e cooperação
A primeira posição no pódio nacional do IOEB e de tantos outros índices
nacionais e estaduais foi conquistada com bastante esforço e cooperação, de
acordo com Júlio Cesar Alexandre, secretário de Educação de Sobral, que afirma
que a mudança ocorreu a partir do ano 2000, quando a política educacional do
Município foi totalmente reformulada. "Quando a Secretaria detectou que
48% dos alunos da antiga 3ª série não sabiam ler, foram repensadas as
estratégias para que a mudança ocorresse em três eixos", afirma. O
primeiro, diz respeito ao fortalecimento da ação pedagógica. O Município
assegura formação continuada aos professores, escolha de material específico
para cada série e acesso a programas pedagógicos destinados à alfabetização na
idade certa (definida como 7 anos), à proficiência em Matemática e Língua
Portuguesa nas turmas do 3º ao 5º Anos e à autonomia intelectual do aluno.
O fortalecimento da gestão escolar tem sido outra base estratégica da
política educacional de Sobral, com autonomia pedagógica, financeira e
administrativa das escolas, e seleção dos gestores escolares por meritocracia.
A valorização do magistério segue como terceiro eixo importante. O salário de
todos os educadores (com aumento atual de 15%), por exemplo, é superior ao piso
nacional (11,36%), e a esse valor somam-se bonificações que variam conforme o
rendimento da turma. Todos os estudantes são avaliados duas vezes por ano e,
com base nesses resultados, além do direcionamento das ações pedagógicas a
serem elaboradas, também são definidas as gratificações depositadas
mensalmente, durante seis meses. "Essas bonificações fazem os professores
se sentirem mais motivados e engajados, além da sensação de dever cumprido em
sala de aula", afirma Júlio César.
Para reduzir o abandono de sala de aula, as escolas possuem indicadores
de frequência e de lição de casa, que são encaminhados ao diretor e, ao menor
sinal de problema, um funcionário é encaminhado à casa da criança, para
verificar se está tudo bem. As escolas que perdem alunos também são penalizadas
nas avaliações anuais.
Localizado num bairro periférico de Sobral, o primeiro Colégio de Tempo
Integral do Município atende 540 alunos do 6º ao 9º anos, com um currículo
diferenciado, onde os alunos entram às 7h e saem às 17h, com carga horária
ampliada nas aulas de Português e Matemática, além de disciplinas como
Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida.
Dentro de um projeto mais abrangente que contemplará o município com 17
novas escolas integrais, o Colégio Sobralense de Tempo Integral tem conquistado
excelentes resultados em várias competições, como Olimpíada Brasileira de Astronomia
e Astronáutica (67 medalhas); o concurso internacional Canguru de Matemática
(20 medalhas); e ter sido a escola com o segundo melhor resultado do Brasil na
Obmep 2014.
Uma das alunas de destaque da escola e do ensino aplicado em Sobral é
Vanessa Carvalho, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das
Escolas Públicas (Obmep 2015); ouro no concurso internacional Canguru de
Matemática; ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia; bronze na Olimpíada
Brasileira de Matemática (26ª colocada no Brasil, no nível 2); e Menção Honrosa
na Olimpíada Cearense de Matemática), entre 19 melhores do Ceará. "Eu não
acreditava que poderia, mas vocês me fizeram acreditar. Devo muito a todos os
meus professores por me mostrarem que sonhar alto é possível. Tenho orgulho de
ser aluna do Colégio Sobralense de Tempo Integral", afirma Vanessa.
Outro exemplo cearense
Groaíras, também no norte do Estado, outro destaque entre os 500
municípios brasileiros do ranking do IOEB, possui dez escolas e 98 professores.
O excelente desempenho é creditado a um esforço coletivo com a participação de
toda a comunidade, comprometimento e valorização por parte do poder público e
trabalho pedagógico, com foco na aprendizagem do aluno.
A estratégia usada para esse resultado, de acordo com o secretário de
Educação Charles de Paiva, "é a graduação dos professores. Cerca de 80%
deles são pós-graduados; lotação dos mesmos de acordo com sua graduação;
trabalho pedagógico direcionado; avaliações permanentes para que as
intervenções necessárias sejam feitas de acordo com as dificuldades
apresentadas pelos alunos, além da valorização dos nosso professores, de acordo
com o Plano de Cargos e Carreiras, e o uso de gratificações por participação
nas formações, que servem de incentivo", diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário