Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 8 de março de 2016

Chuvas 94,7% abaixo da média

Juazeiro do Norte A primeira semana de março foi desoladora para o sertanejo que ainda nutre alguma esperança. Nos sete primeiros dias do mês a chuva pouco apareceu no Estado. Entre as 7h de domingo às 7h de ontem choveu apenas no município de Cruz, no Litoral Norte, com volume de somente 2mm.

O quadro de escassez já havia sido observado na semana passada, quando, na quarta-feira (02), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não registrou precipitação em nenhum dos 184 municípios cearenses. Março já acumula um desvio negativo de 94,7%. A média no Estado, até o momento, é de apenas 10.8 mm, enquanto a média histórica do Estado para março é 203.4 mm.
Nos últimos dez anos, apenas em 2008 e 2009 março apresentou desvio positivo. Em 2008, a média foi de 332.5mmm, com desvio positivo de 63.5%. No ano seguinte, choveu 2.2% a mais do que a média histórica. Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Frtiz, as poucas chuvas dos últimos dias decorrem do distanciamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Estado entre fevereiro e maio. Para os próximos dias, no entanto, a previsão é de que volte a chover em algumas regiões do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário