Na Europa, até o início do século
XX, seu status era de medicamento. Só era vendido em farmácia e prescrito por
médicos para tratar problemas intestinais. Na Índia, quando acrescido de mel ou
açúcar, demonstra a forma de o anfitrião dar as boas-vindas ao seu hóspede.No caso
do iogurte (do turco 'yogurt'), pouco importa o significado que se dá ao
alimento, uma vez que esse derivado do leite (do qual é seis vezes mais
digerível por ser obtido por meio de fermentação láctea) possui valor dietético
e terapêutico comprovados. Destaque para a função reguladora do sistema
imunológico.
Pela
presença de carboidratos em sua composição, o consumo do iogurte é
contraindicado para pessoas com intolerância total à lactose. Mesmo assim, se
essa condição não é severa, vale a pena incluir o iogurte e leites fermentados
na dieta em função dos benefícios que representam para a saúde.
Os neurônios agradecem
Como
fonte de cálcio (mineral que ajuda nas contrações musculares e na comunicação
das células do sistema nervoso), o iogurte "melhora a função dos
neurônios, enquanto as vitaminas do complexo B ajudam a melhorar a eficiência
desses impulsos nervosos", destaca a professora do curso de Nutrição da
Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestre em Saúde Coletiva/PPSAC e membro do
grupo de pesquisa Nutrindo da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Longevidade
"Além
de aumentar a longevidade humana, reúne importantes propriedades devido às
bactérias lácteas Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus",
diz o Prof. Francisco Mourão, do curso de Ciências Biológicas da Uece, Doutor
em Ciência e Tecnologia de Alimentos/Universidade Federal de Viçosa(MG).
O certo
é que, na última década, o brasileiro incorporou o hábito de incluir mais
produtos lácteos à alimentação (particularmente o iogurte), embora tenha sido
observada uma queda de 3,4% no consumo em 2015 devido à nova ordem econômica,
conforme destaca pesquisa da Kantar World Panel.
Entretanto,
quando o assunto é preferência, o produto parece ter sua importância
consolidada junto aos consumidores. Segundo a Pesquisa Nacional Fiesp/Ibope, os
iogurtes são os itens que mais despertam o desejo do consumidor quando são
lançados no mercado (32%), seguido pelos biscoitos e bolachas (28%).
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