As simples mensagens de texto podem ser grandes aliadas na hora de
combater a fraude do cartão de crédito. De acordo com a Associação Brasileira
das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o SMS enviado após cada
transação foi o instrumento de segurança que mais surpreendeu no combate às
fraudes em 2015. O mecanismo apresentou melhor desempenho do que opções como
leitor biométrico e token.
Dentre os motivos para o impulsionamento do SMS como mecanismo de
segurança estão a popularização dos smartphones entre os brasileiros
'bancarizados' e também pela familiaridade com que os mesmos usam esses
aparelhos. O serviço funciona do seguinte modo: o titular do cartão recebe uma
mensagem de texto após cada transação feita com o dispositivo.
Bancos e operadoras que enviam SMS para confirmar as transações feitas
pelos clientes relatam uma diminuição de até 90% na quantidade de fraudes. Isso
ocorre, geralmente, porque após receber a mensagem de uma compra que não
efetuou, em minutos a pessoa pode entrar em contato com a instituição
financeira, relatar o fato, cancelar a operação suspeita e ainda bloquear o
cartão clonado.
O diretor comercial da Fortbrasil Administradora de Cartões de Crédito,
José Neto, explica que a ferramenta ajuda o cliente a identificar a fraude.
"Basicamente, essas mensagens ajudam ao informar pelo celular que uma
compra foi efetuada, o horário e local da transação. Você toma ciência do uso
do cartão e, se a pessoa não fez o uso, vai estranhar e entrar em contato com a
empresa do cartão. Esta tem tempo de atuar, bloquear o cartão e inibe que o
fraudador continue fazendo compras. O SMS também leva comodidade e conveniência
ao cliente, ao informar o saldo para compras no cartão". A própria
Fortbrasil implantou, há mais de dois anos, a plataforma "Fortbrasil
Alerta", que, por uma taxa adicional, realiza disparos de SMS aos
clientes, a cada compra com cartão.
Aceitação
O serviço de confirmação de transações através de SMS não foi
imediatamente bem aceito pelas instituições financeiras devido ao alto custo da
operação e também pelo receio de incomodar os clientes. Foi expandido em 2015,
quando a maioria dos cartões de débito e crédito já possuíam chips no País.
O envio de mensagens para confirmar transações é um serviço opcional que
os clientes precisam contratar e, na maioria das instituições financeiras, é
cobrado, por mês, cerca de R$ 5. Alguns bancos, porém, enviam a mensagem de
texto sem custo para transações acima de determinados valores, como R$ 20.
No ranking de reclamações do Banco Central, as cobranças irregulares nos
cartões eram o segundo maior motivo de queixas procedentes em novembro, depois
de problemas na contratação de crédito consignado por cartão. Como um todo, as
perdas dos bancos com fraudes nos pagamentos eletrônicos somaram R$ 1,8 bilhão
por ano.
Os investimentos em tecnologia no sistema financeiro foram de R$ 21,5
bilhões, sendo que R$ 2,6 bilhões foram gastos com segurança. (Texto com
informações da Folhapress).
Saiba mais
O envio de mensagens para confirmar transações é um serviço
opcional que os clientes precisam contratar e, na maioria das instituições
financeiras, é cobrado, por mês, cerca de R$ 5.
Alguns bancos, porém, enviam a mensagem de texto sem custo para transações acima de
determinados valores, como R$ 20. Existem instituições financeiras que assumem
os custos no caso de cartões gold ou platinum.
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