A conta de luz residencial vem ocupando o maior peso na vida financeira
dos consumidores no contexto atual de recessão econômica. Uma pesquisa
realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) investigou quais são as consequências da
crise na vida dos consumidores e mostra que os impactos são inegáveis no bolso.
Dentre os entrevistados, 80,4% afirmaram sentir aumento na fatura mensal de
eletricidade e 69,1% nas compras mensais de supermercado.
Essas também são as despesas que tiveram os maiores aumento, com cerca
de 33,4% e 27,4% de elevação média no decorre dos últimos 6 meses,
respectivamente, segundo a percepção dos entrevistados.
Fatores externos
A pesquisa mostra ainda que os fatores externos relacionados à crise
econômica são mencionados por metade dos participantes (50,9%) para justificar
o fechamento das contas no vermelho: não conseguir pagar as contas com o
salário porque as coisas estão mais caras (17,5%), a diminuição da renda
(15,7%) e a perda do emprego (11,0%).
De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o atual
momento de crise econômica do Brasil já está fazendo com que os brasileiros
alterem muitos dos seus hábitos de consumo.
"Passar a comprar produtos similares aos que estão acostumados, mas
de marcas mais baratas e frear os gastos com refeições fora de casa são algumas
das mudanças que podem e devem ser realizadas para ajudar no orçamento pessoal
e da família", defende.
O levantamento comprova estas mudanças de comportamento: 50,8% dos
entrevistados garantem ter diminuído a compra de roupas, calçados e acessórios;
47,9% aumentaram a aquisição de produtos de marcas similares mais baratas;
44,9% diminuíram as refeições fora de casa; 27,0% diminuíram o consumo de
produtos básicos, incluindo alimentos e produtos de higiene.
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