Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Cobrança extra de energia será eliminada

Brasília. A partir de 1º de abril, o consumidor de energia elétrica não terá mais que pagar o encargo adicional do sistema de bandeiras tarifárias, o que deverá baratear a conta de luz em aproximadamente 10%, entre os custos de janeiro e abril. O Ministério de Minas e Energia definiu que a partir desse mês a bandeira vigente será a verde, que não encarece a conta de luz.A decisão foi anunciada pelo ministro Eduardo Braga após reunião com o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Rufino, e do diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema), Hermes Chipp.

O martelo foi batido devido à recuperação dos reservatórios do Sudeste e do Nordeste. Nesta quinta-feira (25), os reservatórios dessas regiões superaram as marcas de 50% e 30%, respectivamente. Tais níveis garantem que as térmicas que custam mais do que R$ 250 sejam desligadas a partir de 1º de março e as que custam R$ 211 sejam desligadas a partir de 1ºde abril - são esses custos que definem qual bandeira será vigente para cada mês. No início do mês, Braga já havia garantido que a bandeira de março seria a amarela.
Em uma conta aproximada, quando a bandeira passar para amarela, a conta de luz será reduzida em mais 3%, além dos 3% de desconto já dados fevereiro: a bandeira vermelha passou do patamar 2 para 1 (a chamada "bandeira rosa"). Com o novo corte, entre o que o consumidor pagou em fevereiro e o que pagará em abril deve ficar 6,5% mais baixo, em média. Outros fatores que ajudaram na decisão são a entrada em operação de novas usinas hidrelétricas e a queda no consumo de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário