Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Chuvas escassas em todo o Estado

Juazeiro do Norte Choveu timidamente em apenas 20 dos 184 municípios cearenses entre as 7h de quarta-feira e 7h de ontem. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores registros pluviométricos foram no Litoral de Pecém e na Região da Ibiapaba. Itapajé liderou, com 21.8mm, seguida por Pentecoste (20.4mm), Viçosa do Ceará (20mm), Meruoca (18mm) e São Gonçalo do Amarante (16mm).

As regiões do Cariri e Jaguaribana não tiveram registros de chuva. Já no Maciço do Baturité, choveu somente em Palmácia (4mm). Para as próximas 48 horas, a Funceme prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuva no centro-norte do Estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.
A escassez de chuva já preocupa os sertanejos. Quando se olha para o passado não tão distante, o temor de que o prognóstico da Funceme, que aponta 70% de possibilidade de chuvas abaixo da média histórica, aumenta. Há exatamente um ano, em 25 de fevereiro, chovia forte em todo o Estado. Naquela data, as águas banharam 132 cidades, com seis delas ultrapassando a marca dos 100mm. E o ano foi seco.
O volume nos reservatórios do Estado segue inalterado. O índice atual é de apenas 12,6%, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 153 reservatórios monitorados pelo órgão, 130 estão com volume inferior a 30%, quatro estão com 90% da capacidade: Trici (Tauá), Gameleira (Itapipoca), Maranguapinho (Maranguape) e Colina (Quiterianópolis); e um está sangrando: o Caldeirões (Saboeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário