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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

75,6% dos alunos do CE concluem na idade certa

Ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio. Assim funciona a dinâmica de aprendizagem dos alunos regularmente matriculados em escolas à medida que avançam de idade. Passar por todas estas fases significa tornar o estudante apto a ingressar em uma instituição acadêmica de ensino superior. Porém, em meio ao caminho, muitos que estão na faixa etária ideal para finalizar os estudos básicos, acabam por abandonar os bancos escolares.

Conforme a meta 4 do movimento Todos pela Educação (TPE), até 2022, 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos deverão ter completado o ensino fundamental, e 90% ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o ensino médio. De acordo com o último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) monitorado pelo movimento, referente ao ano de 2014, o ideal está longe de ser cumprido.
Se comparado aos estados nordestinos, a situação acadêmica dos estudantes da rede pública e da rede particular de ensino do Ceará está acima do restante. Em 2014, já repetindo o feito de 2013, o Estado foi o primeiro do Nordeste com o maior número de jovens de até 16 anos a concluírem o ensino fundamental. Ao todo, dos 129.730 estudantes cearenses, 75,6% conseguiram concluir o ensino fundamental com a idade mencionada. Na segunda e terceira posição no ranking do NE, vem o Maranhão (67%) e Pernambuco (65,1%).
Relacionado àqueles que completam o ensino médio aos 19 anos, o Ceará está na segunda colocação com 53,9% de um total de 87.639 jovens terminando a última fase escolar. Pernambuco lidera com 56,3.

Sem atingir
Apesar dos 75,6% no ensino fundamental e dos 53,9% no ensino médio, o Ceará não atingiu a meta de conclusão prevista nos anos de 2013 e 2014. De acordo com os números preestabelecidos pelo TPE para 2014, a meta era que 82% dos jovens de 16 concluíssem o ensino fundamental, e 56,7% terminassem, aos 19 anos, o ensino médio.
Já para o País, no ano do último levantamento, o observado foi de 73,7%, enquanto a meta no ensino fundamental era de 86%. No ensino médio, o observado (56,7%) também foi inferior ao que era almejado (69%).
Para o mestre em educação Marco Aurélio Patrício Ribeiro, o problema da permanência do aluno está ligado à várias questões, dentre elas a social. "O aluno acaba precisando sair da escola para gerar renda, seja para ele ou para a sua família. Há ainda a variável cultural. A maior parte dos alunos, principalmente da escolas públicas, não valoriza estudo, e assim, abandonam".
De acordo com o gerente de conteúdo do Todos pela Educação, Ricardo Falzetta, as idades de 16 e 19 anos seguem o previsto pelo Ministério da Educação, já levando em consideração as taxas de distorção da idade-série e a variação da inclusão dos alunos nas escolas. Falzetta diz que o crescimento positivo das curvas devem ser comemorados.
"Se você olha para a história você vê que a curva vem crescendo, então, há o que se comemorar, mas temos que manter o alerta porque os desafios não são poucos. O importante é comparar o Ceará com o próprio Ceará, comparar a evolução do Estado com ele mesmo. No geral, percebemos que a questão da educação vem se tornando uma prioridade. Apesar do monitoramente incluir a rede privada, 82% das crianças e jovens dependem da educação pública. O foco é nela", afirmou o gerente.
Retorno
Sem ter concluído o ensino médio com a faixa etária estabelecida pela Meta 4, a manicure Marta Ferreira, 53 anos, representa parte da população que opta por voltar a frequentar os bancos escolares mesmo após anos de abandono. Quando jovem, ainda na 6ª série, Marta parou de estudar devido à necessidade de começar a se sustentar financeiramente.
Agora sentiu necessidade de voltar à escola. "Vinte anos depois voltei a estudar. Aí eu fiz logo o EJA para terminar o fundamental e depois consegui terminar o ensino médio", relatou orgulhosa.
Cinco Metas
1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
Até o ano de 2022, 98% das crianças e jovens entre 4 e 17 anos devem estar matriculados e frequentando a escola, ou ter concluído o Ensino Médio.
2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
Até 2010, 80% ou mais, e até 2022, 100% das crianças deverão apresentar as habilidades básicas de leitura, escrita e matemática até os 8 anos ou até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
3. Aluno com aprendizado adequado ao seu ano
Até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é adequado para seu ano.
4. Todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído
Até 2022, 95% ou mais dos jovens de 16 anos deverão ter completado o Ensino Fundamental, e 90% ou mais dos alunos de 19 anos deverão ter completado o Ensino Médio.
5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido
Até 2010, mantendo-se até 2022, o investimento em Educação Básica obrigatória deverá ser de 5% ou mais do Produto Interno Bruto (PIB).
(Colaborou Emanoela Campelo)

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