O projeto Rota das Emoções,
desenvolvido pelo Sebrae dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, chegou ao fim
de 2015 comemorando o aumento no número de formalizações de micros e pequenas
empresas que atuam no território do roteiro. Iniciado em 2005 como projeto
pioneiro no País, a rota conseguiu, de forma inédita, reunir atrativos
relevantes para o turismo nacional e internacional ao longo de 14 municípios
dos três estados. Entre os atrativos estão o Parque Nacional de Jericoacoara, o
Delta do Paranaíba e os Lençóis Maranhenses.
De 2012
a 2015, a ação do Sebrae neste território contribuiu para o aumento da
formalização de pequenos negócios relacionados à Rota das Emoções em mais de
220%. Até julho de 2015, eram 1.033 empresas legalizadas. Além disso, os dados
do órgão, a partir de informações coletadas com agências de viagens que atuam
nos três estados, apontam que o fluxo de turistas para o território da rota no
período de 2012 a 2015 gerou recursos da ordem de mais de R$ 142 milhões.
O
superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, considera que os resultados
do trabalho superaram as expectativas pelo grande impacto econômico gerado para
o território dos três estados. "Nestes últimos três anos, o Sebrae
investiu cerca de R$ 4,5 milhões no projeto da Rota das Emoções e os resultados
obtidos tanto nos recursos gerados a partir das vendas de pacotes turísticos e
como o aumento de formalização de empresas já mostram o acerto desta ação.
Isso, sem falarmos nos impactos positivos na geração de emprego e renda no
território da rota".
O
projeto do Sebrae também ajudou no aumento do número de operadoras de turismo
que vendem o destino da rota das emoções para os mercados nacionais e
internacionais. "No início de 2012, tínhamos 15 operadoras que trabalhavam
com este destino e nós chegamos a 2015, com 61 empresas comercializando a
rota", completou Suilany Teixeira, gestora estadual do projeto. Somente em
2015, foram 20 novas empresas que passaram a comercializar o roteiro integrado.
Os Lençóis Maranhenses e seus
milhares de lagoas são o grande destaque do roteiro no Estado do Maranhão.
Integram ainda o trajeto os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves,
Araioses, Tutoia e também Santo Amaro
Diversificação
Como a
atividade turística também exige diversificação da oferta de produtos e serviços,
o Sebrae ajudou as empresas no desenvolvimento de atrativos diferenciados no
território da Rota. De 2012 a 2015, o Sebrae contabilizou um aumento de mais de
180% na oferta de produtos turísticos diferenciados nestes 14 municípios.
Outro
número a ser comemorado pela instituição é a participação de empresas em
programas de qualificação. Somente em 2015, foram 462 empresas qualificadas. De
acordo com Suilany, de 2012 a 2015, registrou-se 2.296 empresas como
participantes de programas de qualificação oferecidos pela instituição. Ela
destaca que este número é possível, porque uma mesma empresas pode ter
participado de mais de um programa.
A
gestora do Sebrae lembra ainda que em 2015, a Vila de Jericoacoara sediou a 3ª
edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções. O evento, segundo ela, teve
entre seus resultados finais um total de mais de quatro mil inscritos e a
geração de negócios entre as operadoras de viagem e os meios de hospedagem,
agências de turismo e transportes inseridos no território da Rota das Emoções
da ordem de cerca R$ 1,5 milhão no horizonte de 12 meses.
A Rota
das Emoções liga três estados do nordeste brasileiro - Maranhão, Piauí e Ceará
- e envolve 14 municípios. No Maranhão, integram a rota Barreirinhas, Paulino
Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. Já no Piauí, São Ilha Grande, Parnaíba,
Luís Correia e Cajueiro da Praia. No Ceará, fazem parte do roteiro Barroquinha,
Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
Dados do projeto
Estados :
Ceará,
Piauí e Maranhão
Municípios:
Quatorze
MPES formalizadas
2012:
454 empresas
2015:
1.033 empresas
Operadoras que comercializam o destino:
2012:
15 operadoras
2015:
61 operadoras
Recursos gerados:
De 2012
a 2015, foram contabilizados R$ 142.476.100 a partir de atividades ligadas ao
turismo.
OBS: O dado
foi contabilizado a partir de informações do volume de pacote turísticos
comercializados pelas agências que operam o destino. Neste número não estão
contabilizadas as passagens áreas.
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