Nova York. O frio de Nova York em janeiro
contrasta com a efervescência do comércio da cidade e também do maior evento
mundial do setor varejista, aberto na manhã de ontem, no Jacob Javits
Convention Center, o Retail's Big Show 2016. Dentre as dezenas de conferências
que o megaevento proporciona aos 34 mil participantes, fica patente a
importância das redes sociais, aplicativos e das métricas, a partir do mundo
digital, para entender e alcançar o consumidor em qualquer região do Globo. As
orientações vêm de aproximadamente 600 provedores de soluções que se apresentam
no espaço de exposição até a próxima sexta-feira (22).
A
mensagem dos especialistas presentes ao evento é que a expansão contínua do uso
de smartphones e das redes sociais desponta com cada vez mais força,
consolidando esses canais que permitem a publicidade móvel agora e no futuro.
Desta forma, as empresas, não somente da indústria do varejo, devem olhar e
buscar se inserir nesses meios, se quiserem crescer.
Dados
dos especialistas mostram que uma tendência consagrada é o marketing de
influência. A constatação é que, por exemplo, 81% dos usuários de redes sociais
tomam decisões de compra baseadas nos posts de amigos e 43% deles compram um
produto após compartilhar ou curtir no Facebook ou Twitter. Além disso, 70% dos
usuários de internet querem aprender sobre um produto através desse conteúdo.
Ambiente de conhecimento
Para o
presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza),
Severino Ramalho Neto, o ambiente de encontro de varejistas de todo o País com
grandes nomes do varejo representa uma oportunidade de fazer networking.
Os
lojistas cearenses também contam com a assessoria da HSM, de educação
empresarial, proporcionando suporte técnico para todas as palestras do Retail's
Big Show, que ele classifica como uma experiência única e fantástica.
Para
competir no mercado, conforme Severino Neto, "o papel do lojista hoje é
buscar conhecimento. Precisa saber o que está acontecendo no mundo. Pensar
local e agir global", assinala.
Modernização
Sobre a
modernização do varejo, o presidente da CDL Fortaleza considera que o lojista
do Ceará ainda tem um caminho a percorrer, mas entende que a velocidade de
adoção das tecnologias ocorrerá no tempo correto que o mercado exige. Ele
lembra que a entrada do código de barras, há cerca de 20 anos, foi muito mais
desafiadora. "E foi essa ferramenta que proporcionou muitas mudanças,
assim como os smartphones estão revolucionando hoje e se traduzem no grande
canal para o varejo", comenta.
Segundo
Severino Neto, o Retail's Big Show funciona como um desfile de moda, onde
surgem as tendências. "Muitas coisas se aplicam logo, outras só no longo
prazo. Mas o interessante é saber o que está ocorrendo e para onde caminha essa
economia (norte-americana), que é o centro do mundo e ditadora de
tendências", destaca.
Cenário
Sobre
as dificuldades vividas atualmente na economia brasileira e seu impacto no
comércio, o presidente da CDL lembra que sem dúvida o crédito é vital.
Entretanto, acrescenta que precisamos de outros mecanismos de incentivo da
economia e de simplificação dos processos.
Representatividade
O
presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório
Pinheiro, enfatiza que "mesmo em um ano com o câmbio difícil, estamos trazendo
mais de 200 pessoas aqui para Nova York para participar da edição de 2016 do
Retail's Big Show, que é inquestionavelmente o grande laboratório do varejo no
mundo".
De
acordo com Honório Pinheiro, as palestras do primeiro dia do evento chamaram a
atenção para aspectos referentes à utilização das redes sociais, bem como a
gentileza no ponto de venda, mas ressalta que tudo isso precisa ser
profissionalizado.
Possibilidades
Na
opinião do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará
(FCDL), Freitas Cordeiro, o Retail's Big Show "tem se constituído em um
marco importante. É onde a gente estuda as possibilidades do varejo, para onde
o setor caminha". Ele destaca a conferência que abordou a solução das
redes sociais, com o comércio explorando seu potencial, oferecendo aos clientes
não apenas os negócios de uma empresa, mas de uma rede de negócios, a partir de
parcerias".
Foco no mercado
"Em 5 anos, toda decisão feita no varejo será baseada em
compreender quem é o consumidor, mesmo na loja"
Steve
Brown
Futurista e estrategista da Intel
"Encontre seu nicho e atue em uma área específica (sobre
que ferramentas as pequenas empresas podem implementar)"
Rhonda
Abrams
Consultora para pequenos empreendedores
*A jornalista viajou a convite da CDL Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário