Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Justiça eleitoral inicia treinamento

Com o início do calendário eleitoral, a Justiça Eleitoral já começa a se preparar para o pleito deste ano. Dentre as medidas, está incluída a fiscalização para evitar abusos das máquinas públicas em favor de eventuais candidatos no pleito próximo. As resoluções sobre o calendário eleitoral apenas especificam e consolidam cronologicamente eventos cuja ocorrência está disciplinada na Lei das Eleições.

"Desse modo, as proibições encontram fundamento na lei, embora estejam previstas, de modo específico, inclusive quanto há datas e períodos, no calendário eleitoral, relativamente a uma eleição", observa o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Marcelo Roseno de Oliveira.
Ele lembra que, a partir de 2 de julho de 2016, três meses antes da eleição, os gestores municipais não podem autorizar qualquer tipo de veiculação de publicidade institucional, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, previamente reconhecida pela Justiça Eleitoral. "No primeiro semestre, as administrações municipais podem realizar a publicidade institucional, de caráter impessoal, com finalidade pública, desde que os gastos não excedam os realizados no primeiro semestre dos três anos anteriores", explica.
Como se trata de eleição municipal, a fiscalização e apuração das possíveis transgressões são realizadas, primordialmente, no âmbito de cada uma das zonas eleitorais, mediante atuação do juiz e do promotor eleitoral.
Planejamento
Marcelo Roseno afirma que o TRE tem trabalhado, de acordo com o planejamento traçado para as eleições de 2016, com a orientação e capacitação dos juízes eleitorais e servidores de modo a prepará-los para identificar as transgressões e providenciar as apurações.
Segundo o promotor de Justiça e professor de Direito Eleitoral Emmanuel Roberto Girão, qualquer cidadão pode denunciar casos de distribuição ilegal de produtos. "Há casos em que o candidato não tem condição financeira para fazer a entrega para uma grande quantidade de gente e recorre aos sorteios, mas com o único intuito de promover seu próprio nome ou de alguém a quem apoiará", diz Girão, coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do Ministério Público Eleitoral do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário