Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Recadastramento vai até 6ª feira em 5 cidades

Iguatu. Em meio à discussão sobre a permanência do voto na urna eletrônica ou o retorno ao antigo sufrágio em cédula de papel, eleitores de 88 municípios do Interior do Ceará participam de recadastramento biométrico, segundo cronograma e determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em cinco cidades, o prazo termina no próximo dia 18. Quem perder a data, fica sujeito ao cancelamento do título eleitoral e não pode votar nas eleições previstas para 2016.


Nas cidades de Iguatu, Quixelô, Milagres, Abaiara e Meruoca, os eleitores têm até o próximo dia 18 para comparecerem aos cartórios eleitorais para fazer revisão e coleta de dados biométricos, atualizando o título dentro de novos padrões de segurança.
Redução
Os eleitores de Iguatu e de Quixelô, no Centro-Sul do Ceará, fazem a revisão e atualização biométrica no Fórum Eleitoral. Até a semana passada, participaram do recadastramento, 67% dos eleitores de Iguatu (48.590) e 53% (7.021) dos aptos a votar em Quixelô. Nos últimos dias, a movimentação tem sido reduzida, de acordo com informações de servidores locais.
"O prazo final está terminando e não sabemos se haverá prorrogação", disse a diretora do Cartório Eleitoral de Iguatu, Lireuda Braga. "Os equipamentos de biometria que estão aqui serão levados para outras cidades". O atendimento é feito das 8 horas às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira.
O recadastramento biométrico ocorre em 88 municípios do Ceará, de acordo com resolução do TRE. O prazo terminou no último dia 27 para os eleitores dos municípios de Camocim, Limoeiro do Norte e Ubajara. Em Ibiapina, cidade localizada na Serra da Ibiapaba, terminou antes, em 18 de setembro passado. Nas demais cidades o fim do recadastramento será em 18 de março de 2016. O agendamento do recadastramento biométrico deve ser feito por telefone ou pela Internet. O eleitor que não comparecer terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições municipais previstas para outubro de 2016. Exige-se documento de identificação, comprovante de residência, título de eleitor e CPF, além do certificado de quitação do serviço militar.
Retardatários
Mesmo na reta final, a movimentação permanece reduzida no Fórum Eleitoral de Iguatu. Somente para este Município faltam cerca de 30% dos eleitores. "É um número expressivo", observou Lireuda Braga.
"Muitos, infelizmente, deixam para última hora", ressaltou Lireuda. Ela observou que, nos últimos dias, o maior comparecimento tem sido de eleitores do município de Quixelô, que integram a 13ª Zona Eleitoral.
O comerciário Luís Araújo disse que conseguiu meio expediente de folga e foi fazer o recadastramento. "Muitos não trabalham e deixam para a última hora, mas, no meu caso, só deu certo vir agora", explicou. "Acho que, nos últimos dias, a fila aqui será grande".
Alunos da rede pública foram mobilizados para apoiar o serviço de recadastramento biométrico. Contudo, o maior desafio nas cidades do Interior é expandir a consciência para a importância do serviço.
Mais informações:
Cartório Eleitoral de Iguatu
Telefone: (88) 3581-2104

Nenhum comentário:

Postar um comentário