Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Ranking nacional da transparência será refeito

Iguatu Tornar a aplicação dos recursos acessível à consulta social é medida de prevenção ao desvio de verba. Esse é um caminho que deve ser seguido pelas administrações públicas. Ontem, após a publicação do ranking da transparência elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF), foi identificado erro que colocava o Governo do Ceará como penúltimo lugar na avaliação. Contudo, a administração estadual, através da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, identificou o engano e, horas depois, o MPF admitiu o desacerto.

O levantamento foi realizado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão da instituição, que analisou o índice de transparência das contas públicas de 100% dos 5.568 municípios, 26 Estados brasileiros e Distrito Federal. Segundo a assessoria de imprensa do MPF no Ceará, A 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, responsável pela coordenação do Projeto de Ranking de Portais da Transparência, vem a público informar que "ocorreu um erro técnico na avaliação no portal de transparência do Governo do Estado do Ceará, não refletindo a sua nota correta".
De acordo com a assessoria, "houve uma sobreposição de avaliações" e a avaliação do Município de Farias Brito foi atribuída, erroneamente, ao Governo do Estado do Ceará. Por conta disso, uma nova avaliação deverá ser publicada "em menor tempo possível".
Conforme a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, o Portal da Transparência estadual disponibiliza ativamente as informações sobre receitas, despesas, licitações, contratos, convênios e relatórios fiscais, entre outros documentos e protocolos oficiais. Além disso, a ferramenta eletrônica informa a remuneração individualizada dos servidores públicos do Estado por nome, cargo, função ou emprego e órgão de origem.
Neste ano, o Portal da Transparência, de acordo com a assessoria de imprensa da Controladoria e Ouvidoria estadual, obteve incremento de 35% nos acessos à plataforma em relação a 2014, considerando o período de 1º de janeiro a 30 de novembro de cada ano. O Governo do Ceará, por meio desse órgão, gerencia as informações do Portal e viabiliza acesso às informações do Poder Executivo Estadual, inclusive a respeito de registros de pedidos de informação, para aquelas não disponibilizadas de forma ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário